Prefeitura abre quatro novas unidades Covid-19 e remaneja profissionais para conter a disseminação
A alta velocidade de transmissão da variante Ômicron e o pico de casos ativos do vírus na cidade levaram a Prefeitura de Passo Fundo a adotar novas medidas de enfrentamento da Covid-19 a partir desta segunda-feira (24). Além dos cinco locais da rede municipal que já fazem o atendimento de pessoas com sintomas da doença, quatro novas unidades passarão a receber pacientes exclusivamente de Covid-19: ESF Hípica, ESF Jerônimo Coelho, UBS Jardim América e ESF Ricci.A procura por atendimento na rede municipal cresceu de forma exponencial. Em 23 dias, foram feitos 9.486 atendimentos para a Covid-19. Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo Município atualmente é a defasagem de profissionais de saúde, devido ao alto número de afastamentos, também resultantes de contaminação. Em função disso e da demanda crescente por atendimento de pessoas com sintomas de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde precisou fazer o remanejamento de profissionais. A partir desta segunda-feira, os atendimentos odontológicos eletivos serão suspensos em toda a rede, por um período inicial de duas semanas. Os tratamentos em andamento dos odontólogos especialistas, como endodontia, deverão ser concluídos para não ocorrer prejuízo aos pacientes.
“São medidas urgentes de prevenção e controle de danos à saúde pública, com o objetivo de evitar maior disseminação da doença em Passo Fundo. Estamos em um momento de pico de casos e enfrentando o afastamento de muitos profissionais de saúde, o que nos traz uma dificuldade extrema para manter os atendimentos”, afirmou a secretária de Saúde, Cristine Pilati, lembrando que o Município fez 18 processos seletivos em 2021 para contratação de profissionais de saúde.
A secretária explica que os profissionais responsáveis pelo atendimento odontológico serão remanejados conforme escala para o atendimento de urgências e emergências no CAIS Fragomeni, das 7h às 22h. Os demais profissionais de saúde envolvidos com o atendimento odontológico serão remanejados para as unidades de saúde para otimizar a realização de atendimento e testagem de pacientes COVID-19.
Outra alteração se refere ao Centro de Regulação Municipal, que terá suas atividades suspensas neste período para remanejar os profissionais de saúde para atendimento nas unidades de saúde. Ainda, os profissionais de saúde serão convocados, conforme escala, para atuarem na Unidade de Testagem - Testar RS, que iniciará as atividades junto à Universidade Federal da Fronteira Sul a partir desta terça-feira (25).