Atualização das vacinas para crianças

Secretaria de Saúde alerta para a vacinação de crianças e adolescentes

Muitas doenças infecciosas foram derrotadas pela vacinação. Embora a única erradicada tenha sido a varíola, outras são mantidas com poucos casos devido à atualização da caderneta de vacinação como preconiza o Ministério da Saúde.

Em 2021, o país enfrenta uma queda na cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Esse cenário também pode ser visto em Passo Fundo: das 39,9 mil pessoas com até 15 anos que, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residem no município, apenas 6 mil foram levadas pelos responsáveis até uma unidade de saúde durante a Campanha Nacional de Multivacinação, que aconteceu entre os meses de outubro e novembro.

A vacinação e a mobilização para ampliar a procura seguem nas unidades de saúde. A secretária de Saúde, Cristine Pilati, sugere que as famílias levem a caderneta de vacinação para que os postos verifiquem se há uma ou mais vacinas que devem ser aplicadas “Neste ano, nos preocupamos muito com a vacina contra a Covid-19 e outras vacinas, como as da poliomelite, hepatite B e HPV, ficaram um pouco esquecidas pela população. A recomendação é que todos levem a carteirinha de vacinação dos filhos para atualizar, aproveitando essa época de férias e de parada por causa das festas de fim de ano”, afirma.

O Brasil é o país considerado como uma referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por garantir a vacinação gratuita para a população com as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo assim, muitas pessoas deixam de se vacinar, esquecendo que a vacinação é a melhor forma de prevenir doenças perigosas, que podem levar a óbito ou a sequelas graves.

A secretária de saúde considera que, em locais com baixa cobertura vacinal, doenças que estavam controladas voltam a causar surtos. Esse não é o caso de Passo Fundo, mas, “se podemos prevenir, por que esperar a doença chegar, a polieometite e o sarampo retornarem”, questiona.

Vacinas disponíveis

Entre as vacinas disponíveis nos postos, estão: BCG, Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B); Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba); Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela; e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)

Locais

Central de Vacinas

Ambulatório de Especialidades

Ambulatório São José

Ambulatório São Luiz Gonzaga

Cais Hípica

Cais Vila Luíza

ESF Adriana Lírio

ESF Adolfo Groth

ESF Donária / Santa Marta

ESF Ivo Ferreira

ESF Jardim América

ESF Mattos

ESF Nenê Graeff

ESF Planaltina

ESF São Cristóvão

ESF Valinhos

ESF Vila Ricci

ESF Zachia

ESF Jaboticabal

ESF Caic Edu Azambuja

UBS Vila Nova / Santa Maria

UBS Jerônimo Coelho

UBS Adirbal Corralo

UBS Parque Farroupilha

Horários

UBS e ESF: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 Cais e Central de Vacinas: das 8h às 18h Ambulatório de Especialidades: das 8h às 16h30

Fotos: Michel Sanderi