Secretaria de Saúde

Cadastro Estabelecimentos de Saúde

Tem como objetivo cadastrar e manter atualizado os dados dos Estabelecimentos de Saúde como hospitais e ambulatórios, que compõe a rede pública e privada, nos níveis federal, estadual e municipal. Sua intenção é formar um cadastro nacional único que atenda a demanda dos Sistemas de Informações de Saúde e outros, possibilitando a avaliação e acompanhamento precisos do perfil da capacidade instalada, e o potencial de atendimento à população.

Este cadastro é realizado na Secretaria Municipal da Saúde (SMS),pelo setor de CNES/Produção.

Documentação necessária para o cadastro:

Preenchimento dos Formulários para cadastro de Estabelecimentos de Saúde e Profissionais Atuantes.

Esses formulários são fornecidos pelo pelo setor ou através da solicitação por e mail: cnes@pmpf.rs.gov.br

Pessoa Física:

1-Cópia CPF

2- Alvará Sanitário (cópia)

3-Alvará de Licença para localização e funcionamento (cópia)

4- Registro do Conselho, CPF e Identidade dos profissionais técnicos (cópia)

Pessoa Jurídica:

1-CNPJ -Razão Social (cópia)

2 – Alvará Sanitário (cópia)

3-Alvará de Licença para localização e funcionamento (cópia)

4 – Registro do Conselho, CPF e identidade dos profissionais técnicos (cópia)

Local de entrega:

Secretaria Municipal de Saúde – 2º andar

Secretaria de Saúde

Translado de Pacientes

Agendamento de viagens para consultas e exames da população fora da cidade de Passo Fundo, assim como o transporte de unidades de atendimento para hospitais e pacientes que necessitam de hemodiálise e outros.


Requisitos que devem ser preenchidos para a utilização deste serviço:

  1. Passo Fundo para Porto Alegre: É disponibilizado passagens de ônibus com viagens durante toda semana com horário de acordo com a necessidade de cada paciente.
  • É necessário o agendamento com antecedência de 05 dias, que pode ser feito de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h00min junto ao Núcleo de Transportes da Secretaria de Saúde de Passo Fundo para retirada das passagens.

Documentos Necessários

  1. Comprovante de consulta pré-agendada;
  2. Cartão SUS do paciente;
  3. Documento de identificação ou CPF do paciente;
  4. Documentos de identificação ou CPF do acompanhante, quando necessário;
  5. Crianças apresentar certidão de nascimento;
  6. Telefone móvel do paciente assim como do familiar.

2. Transporte de Ambulância Pré-agendado:

  •  Equipe atuante de motorista e dois técnicos de enfermagem;
  •  O agendamento prévio pode ser feito no setor ou por telefone;
  •  Preferencialmente para pacientes acamados que necessitam de maca ou cadeirantes,
  •  Protocolo de necessidade de tratamento para quimioterapia, radioterapia, entre outros, consultas e exames.

3. Deslocamentos Intermunicipais: É necessário solicitação através de um laudo médico informando o quadro do paciente, modelo necessário de ambulância (UTI móvel, suporte básico ou avançado);

  • Em caso de transferências, contato prévio com reserva de leito ou maca com Hospital e Médico responsável pela recepção do paciente.

Documentos Necessários:

  • Cartão SUS do paciente;
  • Documento de identificação ou CPF do paciente;

4. Remoções Internas de UBS, ESF ou CAIS, para Emergências Hospitalares:

  • Necessário contato prévio da unidade com a emergência para verificar possibilidade de acomodar o paciente no ambiente hospitalar;
  • Identificação do profissional responsável pelo envio do paciente através de encaminhamento escrito, informando o nome do responsável que ira receber o paciente no hospital.

5. Transporte para Hemodiálise:  O atendimento ocorre de segunda a sábado em três turnos: manhã, tarde e noite, das 7h às 23h;

  • Apresentar solicitação escrita pelo médico ou responsável da unidade de saúde;
  • Informar a necessidade e gravidade do quadro do paciente;
  • Informar dias e horários das sessões de hemodiálise.

Secretaria de Saúde

Cartão SUS

O cartão SUS é um documento para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde pela população. Ele contém dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados, qual profissional e procedimentos foram disponibilizados ao paciente.

Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários, municiar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde.

Disponibilizar informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do Brasil País, gerando dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.


Etapas para a realização deste serviço

  1. O cartão é fornecido gratuitamente. O cadastro é feito em hospitais, clínicas e postos de saúde ou locais definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, mediante a apresentação da documentação relacionada abaixo. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.
  2. A solicitação dar-se-á a pedido da parte interessada, de forma presencial, de Segunda à Sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia, na rua Independência, 185, Centro.
    • Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3316-1018.

Documentos Necessários

  1. Documento de identificação oficial com foto;
  2. Certidão de nascimento para menores de 18 anos;
  3. Comprovante de endereço em Passo Fundo:
    •  Contas de Água, Luz,ou Telefone;
    • Correspondência Bancária;
    • Carteira de Trabalho assinada em Passo Fundo;
    • Título Eleitoral em Passo Fundo;
    • Atestado de frequência Escolar do filho (menor de 18 anos).