Neste sábado, 24, aconteceu em Passo Fundo o Dia D da Dengue, uma campanha com o objetivo de conscientizar e envolver a população no combate contra a dengue.

Neste sábado, 24, aconteceu em Passo Fundo o Dia D da Dengue, uma campanha promovida pela Prefeitura Municipal, através do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, com o objetivo de conscientizar e envolver a população no combate contra a dengue.
Segundo a Chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental, Elonise Dalpiaz, pelo menos 80% dos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti estão dentro das residências. “Em Passo Fundo esta campanha está sendo ainda mais importante este ano porque nunca tínhamos tido um número tão significativo de focos, e por isso é tão necessária a colaboração de todos nesta ação, cuidando não apenas das suas próprias residências mas também eliminando criadouros nos cimitérios”, explica. Para Elonise, durante esta campanha foi verificado um interessse maior da população a cerca do assunto. “Nos últimos anos as pessoas não tinham praticamente conhecimento algum sobre dengue, e esse ano devido aos focos registrados no município e a mobilização dos órgãos de comunicação, a situação já foi outra, embora esperamos que todos a se preocupem ainda mais”, ressalta.
As atividades do Dia D da Dengue aconteceram das 8h às 17h na Praça Professor Ernesto Tochetto. Através do trabalho de 35 pessoas da Vigilância Ambiental do município, foram distribuídos panfletos, colocado baners nas sinaleiras, além de esclarecidas dúvidas e dadas orientações sobre como se prevenir da dengue. Uma tenda montada no meio da praça, também forneceu a demosntração da larva, da pupa e do mosquito Aedes Aegypti através de um microscópio.
Este evento acontece anualmente em todo o país, geralmente no terceiro sábado do mês de novembro, considerado como o Dia Nacional de Combate a Dengue.
O que é a Dengue?
É uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido na picada do mosquito Aedes Aegypti que tem como sintomas febre, dor de cabeça, dores no corpo e náuseas. Em um estágio mais elevado a doença pode apresentar dor abdominal, vômitos persistentes, manchas vermelhas na pele e sangramentos do nariz e gengivas. Assim que os sintomas aparecerem é importante procurar o serviço de saúde já que a evolução para a forma grave da doença pode acontecer de maneira rápida.
A melhor forma de previnir a dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos transmissores da doença. Para isso, recomenda-se manter limpo qualquer recipiente que possa acumular água parada, como é o exemplo de latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, sacos pásticos, lixeiras, calhas, lajes, caixas d’água, tambores, latões e cisternas, entre outros. Também é importante tratar a água de piscinas com cloro e limpá-la uma vez por semana, ou cubri-las bem.