Vice-prefeito Juliano representou o Governo Municipal

Foi realizada na manhã desta sexta-feira a abertura do Seminário “Drogas Por quê? Desafios pra a Educação”, promovido pela Fundação Milton Campos com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo. O ato contou com a presença de autoridades de Passo Fundo e região, além de representantes de entidades ligadas à área da saúde, segurança e, ainda, diretores e funcionários de casas de recuperação de dependentes químicos e lideranças religiosas.
Marcio Turra, conselheiro da Fundação Milton Campos, falou sobre a importância do projeto, enfatizando que não deve ser visto como uma proposta política, mas sim, usado em benefício de toda a sociedade. “A droga gera muitos problemas. É um tema que nos leva a um profundo desafio neste país, pois coloca em jogo a ruptura da família, que é o pilar de uma sociedade. O que mais nos preocupa é que, cada vez mais cedo, as pessoas têm tido acesso e fazem uso do álcool e de outras drogas” destacou.
O vice-prefeito Juliano Roso lembrou o trabalho do ex-vereador e comunicador Júlio Rosa, falecido esta semana, que dedicou os últimos anos de sua vida à reintegração de ex-dependentes químicos à sociedade. “Precisamos, em memória do Júlio, dar continuidade a este trabalho de ressocialização. O município de Passo Fundo é parceiro de toda a iniciativa que busca prevenir e acabar com o problema da drogadição em nossa sociedade”, ressaltou.
O coordenador do projeto em Passo Fundo, Édison Nunes, agradeceu a presença dos participantes e destacou que o seminário superou as expectativas: “Ultrapassamos o número de pessoas esperadas para este evento. Isso demonstra a preocupação do município em enfrentar o problema da droga”.
A atividade segue durante toda a tarde com seminários voltados à educação. Duas turmas, com mais de 100 pessoas cada, participam de uma capacitação com profissionais da área da pedagogia e da psicologia vindos de São Paulo. O psicólogo Aurélio de Souza, especialista em pscicologia clínica, e a pedagoga Isabel Costa, irão trabalhar conceitos e estratégias de prevenção às drogas.
O objetivo do seminário, que já passou por oito estados brasileiros, atingindo mais de 50 municípios, é capacitar profissionais das áreas da educação, saúde, segurança e assistência social, para o combate ao uso de álcool e drogas, através da educação. O evento foi realizado no auditório da FEAC/UPF.
Uso de drogas
Segundo dados do CEBRID – o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas, 2/3 dos jovens de 11 a 19 anos, já usaram, ou fazem uso frequente de álcool. Em relação ao uso da maconha, o número é de 6%, e no caso da cocaína, 3%.