Seminário é destinado a profissionais da saúde e estudantes.
Numa promoção do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Região Nordeste (Cerest), acontece nos dias 16 e 17 de novembro, o III Seminário Regional sobre Biossegurança. A atividade será realizada no auditório Biomédico da Faculdade de Medicina e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, do Centro Universitário de Saúde Coletiva da Universidade de Passo Fundo (Ceusc/UPF), e da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde.De acordo com uma das coordenadoras do evento, professora Maria Lúcia Dalmagro, a ação objetiva discutir e sistematizar a prevenção e o atendimento nas diferentes áreas de atuação referente a prevenção e notificação de acidentes com exposição ocupacional a material biológico, prioritariamente na transmissão do vírus HIV e das hepatites virais. A atividade é voltada para os profissionais da saúde da rede pública e privada de Passo Fundo e região e para os acadêmicos da UPF.
O encontro inicia com a palestrante Maria Carlota Brum, do município de Porto Alegre, tratando sobre “Exposição a riscos biológicos: riscos e prevenção. Na sequência, é a vez do médico Adro Linhares, que falará sobre “Aids: 30 anos de epidemia”. Logo após, o assunto será Hepatites virais B e C, com a profissional do Ambulatório de Hepatites do Hospital da Cidade, Raquel Fraga. Finalizando as atividades da manhã, o médico Rosemar Stefenon, do Hospital da Cidade, promoverá o debate sobre “O fluxo do atendimento das hepatites virais”.
Já no turno da tarde, o “Fluxo da exposição ocupacional a material biológico na micro região da 6ª Coordenadoria de Saúde”, será abordado por Bruna Pavan, do Cerest, e Volnete Pizzi, da Secretaria Municipal de Saúde. Em seguida, portadores de hepatites do grupo Viva Melhor de Passo Fundo relatam suas experiências.
A coordenadora destacou ainda que a programação também conta com mini cursos, como um de “Controle de infecção na prática odontológica”, ministrado pela professora Miriam Magro, da Faculdade de Odontologia da UPF; e outro de “Alvarás sanitários”, com a profissional da Vigilância Sanitária de Passo Fundo, Liliane Parodi Be. Ela frisou que acontecerá um minicurso abordando a “Higienização das mãos na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde”, com Dionara Schlichting, responsável pelo setor de controle de infecção do Hospital São Vicente de Paulo; e um tratando do “Processamento de materiais”, com a coordenadora da Recuperação à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde Joceline Lacourt.
Como são destinadas à públicos diferentes, as palestras, debates e mini cursos se repetem nos dois dias de evento.