Programa Bolsa Família: Famílias beneficiadas tem que passar por avaliação da Sa
As mais de 4,5 mil famílias passo-fundenses, que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, do Ministério da Saúde, devem passar pela “Avaliação Nutricional para Atendimento às Exigências”. A avaliação nas 4.589 famílias será realizada pelo setor de Nutrição, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir do próximo dia 07, se estendendo, com alguns intervalos no período, até o dia 30 deste mês de novembro.
“Temos que alertar as pessoas que são beneficiadas pelo Programa, em Passo Fundo, que elas precisam passar por esta avaliação. Caso não compareçam no período estipulado, os dados não poderão ser fornecidos ao Governo Federal, o que fará com que percam o direito aos recursos, de R$ 15 a R$ 95 por mês”, esclarece a responsável pelo setor, Cleide Viviane Taborda.
A exigência do Ministério da Saúde, através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), que possibilita o monitoramento do estado nutricional da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Atenção Básica, chegou em outubro deste ano à SMS.
“Diante do pouco tempo que temos, estamos nos organizando para atender a este grupo de pessoas dentro do prazo necessário, desenvolvendo todo o processo, que vai desde a coleta das informações com os beneficiados, passagem destes dados para uma planilha para, posteriormente, enviar ao Ministério da Saúde. Por isto, organizamos um calendário de atendimento ao qual as pessoas devem se ater. Afora do dia estipulado para aquela pessoa, ela não será atendida, até porque, não teremos os seus dados conosco naquele dia. Só teremos as informações daqueles que chamamos naquele dia”, alerta Cleide Taborda.
Ainda na semana do início de novembro, o setor já havia expedido, via Correios, mais de 2 mil correspondências, fazendo o chamamento às famílias que são atendidas pelo Programa em Passo Fundo. Porém, um percentual destas correspondências já começava a retornar para o setor pelos mais diferentes motivos.
O calendário, para a realização da avaliação, não foi montado para o atendimento por letra, ou seguindo outra informação, mas por grupos de nomes a ser atendidos nos seus respectivos dias e horários. No dia 07, por exemplo, no período da manhã (a partir das 08h e 30min), serão atendidas de Aceli até Ana Maria Rodrigues Hesper. No período da tarde do mesmo dia (a partir das 14 horas), da Ana Maria Teodoro Dias até Avelino Barbieri, e, assim, sucessivamente. Cabe ressaltar, que o horário de atendimento será sempre o mesmo: a partir das 08h e 30min, no período da manhã, e a partir das 14 horas, no período da tarde.
O atendimento às famílias, pelo setor de Nutrição, será feito onde ele está instalado: no antigo Quartel do Exército, no primeiro prédio em frente ao portão de acesso principal, local onde, também, poderão ser obtidas mais informações.