Em parceria com Secretaria de Saúde de Passo Fundo, Instituto Méderi promoveu atividade estratégica com profissionais que são “porta de entrada” no acesso à saúde municipal
Com objetivo de conscientização sobre o novembro azul e o impacto do diabetes na saúde, o Instituto Méderi promoveu uma capacitação para agentes comunitários de saúde de Passo Fundo nessa quarta-feira (26). A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, no auditório do campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF).
A atividade, que teve como tema o impacto da diabetes e o papel estratégico do agente de saúde, foi ministrada pela médica do Instituto Méderi, Dra. Karla Cortez. A formação apresentou o papel estratégico dos profissionais no auxílio à saúde municipal, esclareceu os tratamentos e avanços na área para melhorar a qualidade de vida e fomentou a importância de orientar os pacientes de maneira simples e como os agentes podem ser uma ferramenta poderosa para promover a saúde.
De acordo com a médica do Instituto Méderi, Dra. Karla Cortez, a capacitação para os agentes comunitários de saúde é fundamental em virtude da atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, sendo um forte elo entre o sistema de saúde e a comunidade pois esses profissionais são a “porta de entrada” para o sistema de saúde, com visitas domiciliares e identificação de situações e possíveis complicações.
“São eles que orientam sobre prevenção de doenças e conectam a comunidade com as equipes de saúde. Então, uma capacitação como essa vem a contribuir para que eles estejam atualizados e cada vez mais capacitados para prestar esse serviço à comunidade”, enfatizou.
Os agentes comunitários de saúde também obtiveram um workshop com orientações pertinentes para auxiliar em sua rotina diária e seu fluxo de trabalho, tendo acesso a maneira de orientar os pacientes para um estilo de vida mais saudável e práticas que podem ser realizadas no dia a dia que tem um impacto significativamente positivo na saúde da população.
A agente comunitária de saúde de Passo Fundo, Rosimar Araújo de Sousa, afirmou que o momento foi oportuno para o esclarecimento de dúvidas comuns do dia a dia, principalmente as que surgem do contato com as pessoas. “A diabetes é uma doença bem silenciosa, então, a cada dia tem casos novos. A gente já teve várias capacitações, mas sempre tem algo novo para se aprender, eu acho bem importante”, pontuou.
O impacto no cotidiano
Segundo a Dra. Karla, a capacitação também aprofundou como o diabetes impacta no cotidiano, na qualidade de vida e saúde emocional dos pacientes. “Mais do que as estatísticas que apresentamos, exploramos as medidas essenciais para o controle da doença, minimizando o risco de complicações graves, como retinopatia, nefropatia e problemas cardiovasculares”, declarou a médica.