Saiba como funcionará a imunização contra sarampo, febre amarela e HPV

A Secretaria de Saúde orienta a população para atualizar a caderneta de vacinação. Além da Campanha Nacional Contra o Sarampo, a Prefeitura Municipal intensificará a imunização contra a febre amarela e o HPV.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, reforça a necessidade da ação. “Diante do cenário atual, toda a população deve ter seu registro de vacinação em dia, conforme a faixa etária e doses recomendadas no calendário básico de vacinação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI). A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir graves doenças infecciosas”, afirma.
Sarampo
A primeira etapa da Campanha Nacional Contra o Sarampo ocorre entre 10 de fevereiro e 13 de março. O Dia D está programado para 15 de fevereiro. O público-alvo são crianças e jovens de 5 a 19 anos.
As pessoas que estão nessa faixa etária, com um documento de identificação, devem ir até uma unidade de saúde para obter uma avaliação da sua situação vacinal. Se as vacinas não estiverem atualizadas de acordo com o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde, elas serão encaminhadas para a imunização. O mesmo vale para quem não tem a caderneta de vacinação.
O município realiza esse primeiro estágio de vacinação contra o sarampo em 12 unidades: Cais São Cristóvão. Boqueirão, Hípica, Vila Luíza e Petrópolis; Central de Vacinas; Ambulatório Especialidades; ESFs Adolfo Groth, São Cristóvão e José Alexandre Zachia; Ambulatório São José; e UBS Adirbal Corralo.
Febre amarela
O esquema vacinal contra a febre amarela funciona da seguinte forma: as crianças recebem a primeira dose com nove meses e o reforço aos quatro anos; crianças que rec eberam uma dose da vacina antes dos cinco anos devem fazer o reforço; crianças com mais de cinco anos que não fizeram nenhuma vacina são imunizadas com uma única dose; pessoas com até 59 anos que ainda não foram vacinadas também são imunizadas com uma única dose.
A vacinação contra a febre amarela está disponível na Central de Vacinas, nos Cais São Cristóvão, Boqueirão, Hípica, Vila Luíza e Petrópolis e ESF José Alexandre Zachia.
HPV
O esquema vacinal atinge meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Ambos necessitam de duas doses, com intervalo de seis meses.