Município é parceiro do Estado em campanha de prevenção às LER
A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está engajada na Campanha de Combate às Lesões de Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), desenvolvida pelo Governo do Estado. O dia comemorativo ao combate a LER e DORT, em nível estadual, é 28 de fevereiro.
No Município, o setor que está diretamente envolvido com as atividades de combate às doenças é o Centro Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (CIAST), órgão vinculado à SMS.
A LER/DORT pode ser conceituada como síndrome, ou seja, um conjunto de sinais e sintomas relacionados ao trabalho. Sintomas é tudo aquilo que o paciente sente, como a dor; dormência, sensação de peso, fadiga, geralmente nos membros superiores, mas pode acometer também os membros inferiores e os sinais, que é tudo o que podemos visualizar como edema, vermelhidão, deformidade, entre outros. Entre as principais causas se pode determinar os movimentos repetitivos; posições forçadas, permanecer muito tempo na mesma posição (estático), usando determinada musculatura. Concentração, atenção do trabalhador para realizar a atividade também são fatores desencadeantes. Tensão imposta pela organização do trabalho (cobranças, controle exagerado da chefia, seja pela produção ou qualidade). Ritmo de trabalho intenso; prêmios e incentivos por produtividade; inadequação do posto de trabalho dificultando a postura; e os limites de amplitude articular; e outros. Frio, vibrações, entre outros. Exigências cognitivas (aprendizagem) exageradas, ou além da capacidade individual, causam ansiedade e tensão.
A terminologia LER/DORT é geral; deve-se sempre estabelecer o diagnóstico especifico. As principais patologias são:
CERVICALGIA – DOR NA REGIÃO CERVICAL A PRINCIPAL CAUSA É A TENSÃO MUSCULAR.
TENDINITE: INFLAMAÇÃO DOS TENDÕES;
TENOSSINOVITE : PODE OCORRER FORMAÇÃO DE NÓDULO SOBRE O TENDÃO OU INCHAÇO SOBRE A BAINHA QUE RECOBRE O TENDÃO CAUSANDO PRESSÃO, ESTALOS ARTICULARES E DOR;
LOMBALGIA: TENSÃO DA MUSCULATURA LOMBAR.
DEDO EM GATILHO : DEFORMIDADE E PARALISAÇÃO. Ex. APERTAR ALICATES E TESOURAS, ESTÁ ASSOCIADO A REALIZAÇÃO DE FORÇA.
DOENÇA DE QUERVAIN; INFLAMAÇÃO DOS TENDÕES QUE PASSAM AO LADO DO POLEGAR E PUNHO. Ex. TORCER ROUPAS, PERTAR BOTÃO COM O POLEGAR.
SINDROME DO TÚNEL DO CARPO: ESTREITAMENTO DO TÚNEL DO CARPO (PUNHO), O QUE CAUSA A COMPRESSÃO DE VÁRIAS ESTRUTURAS EXISTENTES AO LONGO DO TÚNEL, INCLUSIVE DO NERVO MEDIANO.EX.: DIGITADOR, EMPACOTADOR, MONTAGEM INDUSTRIAIS, ETC.
“As Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), têm se tornado grave problema para a saúde pública, devido aos números cada vez mais crescentes da doença, relacionada ou desencadeada pelas condições em que o trabalho é realizado ou inerente a determinadas atividades profissionais, como resultado de exigências de produtividade e da qualidade”, ensina a coordenadora do CIAST. Volnete Regina Pizzi.
Muitas vezes a carga cognitiva é muito grande aliada ao rigor e cobrança intensiva da chefia, com jornadas de trabalho excessivas sem flexibilização de horários e pausas, além de equipamentos e postos de trabalhos inadequados.
A coordenadora do CIAST já iniciou uma série de atividades, colocando Passo Fundo dentro das atividades de combate às LER e DORT. Dentre estas, estão agendadas entrevistas aos órgãos de comunicação social do Município, visando chamar a atenção da população para o problema.