Vacinação será disponibilizada em algumas unidades de saúde dos bairros

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo, seguindo orientações do Ministério da Saúde, amplia a distribuição da vacina da febre amarela a partir da próxima quarta-feira (24). O objetivo é dar cobertura entre a faixa etária de nove meses a 59 anos de idade. A vacina será disponibilizada, além da Central de Vacinas, nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) dos bairros São Cristóvão, Hípica, Petrópolis, Boqueirão e Luíza e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Zachia, que irão oferecer as doses da vacina em dias alternados. Nesta nova recomendação, também é importante destacar que quem já recebeu a vacina não precisa repetir a dose.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Raquel Schwaab da Silva Carneiro, a medida não é uma campanha, apenas busca a prevenção da doença. “Muitas pessoas que irão viajar procuram a vacina, o que está causando filas no atendimento da Central de Vacinas e dificultando que as crianças tenham acesso à rotina de vacinação, principalmente aquelas a partir de 9 meses que já podem ser imunizadas contra a febre amarela. Com a descentralização, queremos resolver esta questão e aumentar a cobertura”, afirma Raquel.
Ainda segundo Raquel, mesmo que não seja uma situação de alerta, é preciso atenção. “A princípio, consideramos que as crianças estejam imunizadas a partir dos nove meses. Porém, muitas delas não estão, seja pelo atraso de vacinas ou porque a mãe resolveu esperar para fazer a imunização da febre amarela e não fez”. Ela ainda lembra que a orientação do Ministério é de que pessoas até 59 anos, que não receberam a vacina em nenhum momento, também devem fazer a imunização. Entretanto, é dada atenção especial para aquelas que irão viajar para áreas de risco ou exterior.
O Rio Grande do Sul passa a ser uma das áreas com recomendação para vacinação da febre amarela com a atualização feita pelo Ministério da Saúde. A medida se deu após a expansão de circulação do vírus amarílico registrada no período de monitoramento entre 2016 e 2017, e após análise do cenário epidemiológico pós-surto da doença, cenário que identificou a necessidade de ampliação da cobertura em outras regiões do país.
Quem deve fazer a vacina?
Conforme o Ministério da Saúde, pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade. A prioridade é para a rotina básica do calendário vacinal, que prevê que as mães devem levar seus filhos a partir de nove meses para fazer a vacina. Quem vai se deslocar para áreas de risco ou fazer uma viagem internacional também deve fazer a vacina com 10 dias de antecedência.
O que precisa levar?
Quem precisa fazer a vacina deve levar a carteira de vacinação e o cartão SUS para receber atendimento. Os documentos possibilitam que as informações sejam cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
Quem não deve fazer a vacina?
- mulheres em qualquer fase da gestação;
- mulheres amamentando bebês com idade abaixo de seis meses;
- bebês com idade abaixo de 9 meses;
- pessoas com 60 anos ou mais (somente com avaliação médica);
- pessoas com alergia ao ovo;
- pessoas em tratamento de radioterapia/ quimioterapia;
- pessoas que fazem tratamento com corticoides;
- pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores;
- pessoas portadoras de doenças autoimunes;
- pessoas portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas;
- pessoas portadores de HIV/AIDS (somente com avaliação médica);
- pessoas que já tomaram a vacina anteriormente.
Onde fazer?
A Central de Vacina atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, para realizar a vacina da febre amarela. Os Cais e a ESF atenderão no mesmo horário, mas em dias alternados. Confira:
Central de Vacinas
Horário: das 9h às 12h
Dias da semana: de segunda a sexta-feira
Cais
Horário: das 9h às 12h
Segunda-feira: Cais São Cristóvão
Terça-feira: Cais Hípica
Quarta-feira: Cais Petrópolis
Quinta-feira: Cais Boqueirão
Sexta-feira: Cais Luiza e ESF Zachia
*o início do atendimento será no dia 24, por isso, nesta semana o atendimento inicia pelo Cais Petrópolis.
Endereços
Central de Vacinas
Endereço: Rua Uruguai, 667 – Centro
Telefone: (54) 3311-6494
Cais São Cristóvão
Endereço: Avenida Scarpelini Ghezzi, 55 – Lucas Araújo
Telefone: (54) 3335-1949
Cais Hípica
Endereço: Rua Travessa Osvaldo Motta Fortes, 30 – Hípica
Telefone: (54) 3313-9018
Cais Petrópolis
Endereço: Avenida Brasil, 1580 – Petrópolis
Telefone: Fone: (54) 3327-2829
Cais Boqueirão
Endereço: Rua Coronel Pitanga, 11 – Edmundo Trein
Telefone: (54) 3314-3060
Cais Luiza
Endereço: Rua Gervásio Annes, 303 – Vila Luiza
Telefone: (54) 3315-1039
ESF Zachia
Endereço: Rua Argemiro Ferreira, 90 – José Alexandre Zachia
Telefone: (54) 3581-1953
(Foto: Fabíola Hauch)