Dia D de controle do Aedes aegypti é realizado

O ponto de encontro foi a Praça Tochetto

O Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo realizou nessa sexta-feira (15) atividade para alertar a população sobre criadouros do Aedes aegypti, que transmite a dengue, o vírus zika e a febre chikungunya. O ponto de encontro foi a Praça Tochetto, onde as pessoas encontraram os possíveis criadouros encontrados no dia a dia de vistorias dos agentes.

De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, Ivania Silvestrin, o trabalho de vistoria é feito durante o ano inteiro. “Existem potenciais criadouros que as pessoas não se dão conta, por isso, trouxemos uma série de exemplos para conscientização”, explicou ela, ressaltando que os principais criadouros ainda são pneus, pratos de plantas e lixo.

Em Passo Fundo, no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o índice foi de 2,7. Ou seja, representa que a cada 100 casas, 2,7 são positivas quanto a presença do mosquito. Para Ivania, o cenário é preocupante. “Todos os bairros da cidade tem foco. Com as temperaturas mais quentes que vamos ter a partir de agora, este índice tende a subir se a comunidade não ficar atenta”, finalizou.

Mais informações pelo telefone (54) 3046-0153.

(Fotos: Fabíola Hauch)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 15 de dezembro de 2017.