iniciativa de mobilizar órgãos públicos e privados é da Associação Psiquiatria do Planalto Gaúcho

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo menos 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. O que falta para isso acontecer na prática? Discutir o assunto e formas de prevenção. Por conta disso, Passo Fundo estará engajado em ações neste sentido no próximo mês, quando é comemorado no mundo o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização para a prevenção ao suicídio.
No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Em Passo Fundo a iniciativa de mobilizar órgãos públicos e privados para se engajarem na campanha é da Associação Psiquiátrica do Planalto Gaúcho (federada à ABP). De acordo com o médico psiquiatra Rogerio Tomasi Riffel, presidente da Associação, uma das atividades a serem realizadas será o uso da cor amarela em pontos de grande circulação de pessoas.
A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo, também terá atividades especiais no dia 10 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. “Passo Fundo, como polo de saúde, não poderia deixar de fazer parte desse movimento”, ressalta Riffel. Todas as ações, com respectivas datas, estão sendo definidas e serão apresentadas à comunidade passo-fundense, que será convidada a participar de mais esta conscientização