Encontro sobre tuberculose com grande público

Com programação nos turnos da manhã e tarde, o evento reuniu mais de 350 pessoas

A Prefeitura de Passo Fundo, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde, promoveu nessa semana o Encontro sobre Tuberculose da Macrorregião Norte. Com programação nos turnos da manhã e tarde, o evento reuniu mais de 350 pessoas no Centro de Eventos Universidade de Passo Fundo (UPF).

O SAE é referência no tratamento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids, tuberculose e hepatites virais. São oferecidos serviços de aconselhamento e testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites, entre outros. O encontro sobre a temática da tuberculose é uma ação para ampliar a discussão com a comunidade e incentivar o tratamento.

Mesmo sendo uma doença considerada antiga, entre 50 a 60 pacientes estão em tratamento no município, como conta a enfermeira do SAE, Seila Maria de Abreu. “A tuberculose é uma doença milenar, existe há muitos anos e, mesmo assim, pouco se fala dela. Continuamos com este número, de 50 a 60 casos, periodicamente aqui em Passo Fundo. Muitas pessoas não fazem o tratamento e acabam morrendo. A tuberculose está entre as quatro doenças infecciosas com mais mortalidade ainda, ao lado do HIV, hepatites virais e malária”, explicou ela.
 
Seila ressalta ainda que falar sobre a doença é importante porque existe cura. “É uma doença tratável e que pode ser curada. Então, as pessoas precisam estar atentas, principalmente os profissionais de saúde. Qualquer tosse que persistir por mais de três semanas, não custa fazer o exame para tirar a dúvida”, disse ele.

O evento foi realizado pelo SAE em parceria com quatro coordenadorias regional de saúde – 6ª, 11ª, 15ª e 19ª – e também com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT-RS).

(Foto: Divulgação/PMPF)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de maio de 2017.