Hospital Beneficente agora tem acervo
A direção e funcionários do Hospital Beneficente Dr. César Santos receberam hoje pela manhã, sexta-feira, 05, o prefeito municipal de Passo Fundo, Airton Dipp, o vice-prefeito, Adirbal Corralo, vereadores, secretários municipais, imprensa e outras autoridades, para a inauguração do acervo daquela Casa de Saúde.
“Este é um importante passo que damos para resgatar, de vez, a história do hospital, e valorizar esta história. A nossa experiência mostra que é muito importante se manter aquilo que pode contar a nossa história para o futuro. Mesmo sendo em local provisório, damos início a uma tarefa que deverá manter viva a história desta Casa de Saúde, que já abrigou Faculdade de Odontologia, de Medicina e até a Secretaria Municipal da Saúde”, relembra o diretor administrativo, Carlos Alberto Torres.
Entre as autoridades presentes, registra-se a do filho do homem que teve grande importância para o hospital, e que, em uma homenagem especial, leva o seu nome: César Santos - César José Santos Filho -, e um dos primeiros enfermeiros a trabalhar no hospital, por mais de 45 anos, Selvino Sebastião Rampanelli, casado, hoje com cinco filhos e 08 netos.
É parte integrante do acervo, além de instrumentos médicos e cirúrgicos, que foram manuseados há décadas, e outros materiais, também recortes de jornais locais, da época, que mostram desde os planos de uma Administração, para construir o hospital, até a sua inauguração.
“Além de relembrarmos o nome de César Santos, justamente homenageado com o nome do hospital, e hoje tendo o seu filho ao meu lado, a quem quero reiterar o nosso reconhecimento, e a toda sua família, temos que reverenciar, também, toda a população, os agentes políticos, e as lideranças empresariais que muito colaboraram para a construção deste hospital. Este é um momento importante, porque, com o acervo, começamos a resgatar o trabalho destas pessoas, e a valorizarmos de forma concreta, quem fez a história do Hospital Beneficente Dr. César Santos”, se posicionou o prefeito Dipp, que fez questão de registrar que, “... Numa parceria com a Câmara de Vereadores, queremos contribuir para que a população tenha, cada vez mais, uma melhoria na prestação de serviços do hospital!”.
Breve História
O início se deu com a doação de um terreno, em 1952, pelo senhor Ernesto Formighieri e sua esposa Dona Marieta Pretto Formighieri, situado na Vila Popular de Passo Fundo, rua Alcides Moura nº 100.
Prefeito eleito para o quatriênio 1952-1955, Daniel Dipp deu início à construção do hospital, em 10 de setembro de 1952, decretando crédito especial para a obra, no artigo 53 da Lei Orgânica do Município.
Na administração do prefeito Wolmar Salton (1958) foi inaugurado o Hospital. A conclusão da obra do Hospital e o início de atendimento à população aconteceram em 02 de maio de 1960, na administração do Prefeito Benoni Rosado.
No dia seguinte, em 03 de maio de 1960, foi realizado a 1ª cirurgia de vesícula, pelo Diretor Clínico do Hospital, o médico Alberto Lago.
Em 13 de julho de 1961, a Lei Municipal nº 942 fez do Hospital à Sociedade Pró Universidade de Passo Fundo (SPV).
Em 1964 o Governo Municipal Mario Menegás reverteu ao patrimônio do Município o Hospital, pela Lei nº 1070, em 24 de abril.
Em 04 de agosto de 1971, com a lei nº 1418, transformou-se o Hospital Municipal Dr. César Santos em Autarquia, ficando vinculado ao Executivo Municipal e fiscalizado pelo Legislativo Municipal, com personalidade jurídica, autonomia funcional e financeira, sob a denominação de Hospital Beneficente Dr. César Santos.
O Hospital Beneficente Dr. César Santos assumiu a função social do Município de Passo Fundo, por ser beneficente em sua origem.
O prefeito Dipp e o filho do Dr. César Santos, César José Santos Filho, decerraram a placa de inaugural do acervo.
Várias autoridades se fizeram presentes no evento realizado na sexta-feira.