Vigilância em saúde nos municípios

Vigilância em saúde nos municípios



Aproximadamente cento e vinte pessoas, entre elas, diversos secretários municipais de saúde, participaram na manhã de hoje,quarta,  de evento promovido pelo Cerest – Centro de Referência do Trabalhador. O objetivo foi discutir a implantação do serviço de vigilância em saúde do trabalhador, nos municípios que compõem a região do Cerest Passo Fundo.
O  secretário municipal de saúde,  Alberi Grando, explicou que  o evento  teve a finalidade de estimular a implantação do serviço de vigilância sanitária nos diversos municípios, onde os participantes foram orientados  de como agir. Durante os dois turnos do encontro, foi mostrada, também,  a importância de se repassar as informações sobre as pessoas que sofrem qualquer agravo em sua saúde física e mental. Reza a lei do SUS que todos os municípios precisam dispor desta informação, e onde não há essa vigilância, cabe aos municípios pólos levar ajuda na organização, detalhou Grando.
O secretário Alberi Grando, reforça que hoje o SUS tem um custo financeiro muito alto no tratamento, recuperação e reabilitação das doenças  causados no exercício do trabalho. Mas o problema mais importante, “esta no social e no emocional das pessoas”, observou. Por isso o secretário  entende como fundamental a orientação aos trabalhadores bem como aos empresários, gestores e responsáveis pela vigilância.
Débora Leão, coordenadora local do Cerest, diz que aderir ao serviço implica em receber da entidade cooperação técnica

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 27 de outubro de 2010.