Prefeitura entrega novo espaço do Centro de Referência da Saúde da Mulher e Saúde LGBTI+

Estrutura reformada amplia qualidade do atendimento especializado e reforça compromisso com o cuidado humanizado

A Prefeitura de Passo Fundo entregou à população o novo espaço do Centro de Referência de Saúde da Mulher e do Centro de Referência de Saúde LGBTI+, que agora passam a atender no terceiro andar da Rua Antônio Araújo, nº 1151. O local abriga, também, o Centro Pós-Covid e o Centro de Referência de Saúde do Idoso, reunindo em um mesmo endereço serviços especializados fundamentais para o cuidado integral da população.

A secretária adjunta de Saúde, Caroline Gosch, destacou que a mudança representa mais do que um novo endereço: simboliza um avanço no compromisso do Município com o cuidado integral e humanizado. “Continuamos atuando na mesma linha de serviços, com nossas ginecologistas trabalhando no pré-natal de alto risco, no diagnóstico e cuidado ao câncer de colo de útero e no planejamento familiar voltado à anticoncepção de longa duração. Também seguimos atendendo o programa municipal Meu Bebê, Meu Tesouro, que hoje acompanha 500 mulheres em alta vulnerabilidade na Atenção Primária”, explicou.

No Centro de Referência de Saúde da Mulher, seguem sendo ofertados atendimentos especializados para gestantes de alto risco, planejamento familiar — especialmente nos casos que envolvem anticoncepção de longa duração — e diagnóstico e acompanhamento de câncer de colo de útero, sempre mediante encaminhamento da Atenção Primária à Saúde.

O espaço também abriga o Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, que acompanha gestantes em situação de vulnerabilidade e seus bebês até o primeiro ano de vida. Atualmente, mais de 500 mulheres fazem parte do programa, fortalecendo o cuidado contínuo e preventivo na rede municipal.

Já o Centro de Referência de Saúde LGBTI+ oferece atendimento especializado com equipe multiprofissional composta por assistente social, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, psiquiatra, endocrinologista, médico generalista e ginecologista. O serviço trabalha com uma abordagem inclusiva, sensível às diferentes realidades vividas pela população LGBTI+, com foco na eliminação de barreiras de acesso e de qualquer forma de preconceito ou discriminação.

Caroline frisou que a entrega do novo espaço materializa um projeto construído com dedicação e foco na qualidade do cuidado. “Aqui passa a funcionar também o novo espaço do Centro de Referência de Saúde LGBTI+, resultado da soma de esforços e de um grande investimento público para garantir que esse local seja inaugurado e entregue à nossa comunidade. Reafirmamos o nosso compromisso com o cuidado de todas as pessoas, com a diversidade e com um atendimento que as faça sentir-se protegidas, seguras e acolhidas”, afirmou.

O investimento realizado pelo Município garantiu uma reforma completa em toda a estrutura, ampliando ambientes, modernizando salas de atendimento e oferecendo mais conforto e privacidade às pessoas que utilizam diariamente esses serviços.