Secretaria de Saúde reforça que atendimentos, consultas, medicamentos e programas especiais não têm custo para a população

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça que todos os serviços de saúde oferecidos à população são garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que consultas, atendimentos médicos e odontológicos, exames, vacinas, medicamentos e programas especializados são inteiramente gratuitos, seguindo os princípios de universalidade e integralidade que regem o SUS.
Ao destacar que todos os serviços ofertados são pelo SUS, o secretário de Saúde, Diego Farias, reafirma o compromisso com uma saúde pública universal, gratuita e de qualidade, disponível a todos os moradores de Passo Fundo. “É fundamental reforçar que a saúde pública de Passo Fundo é 100% SUS. Todos os serviços oferecidos pela Secretaria, desde a consulta básica até a entrega de medicamentos especiais, são gratuitos. Esse é um direito da população e um compromisso da gestão em garantir acesso integral e de qualidade para todos”, reafirma o secretário.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada do sistema, a população encontra atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além de serviços como pré-natal, planejamento familiar, vacinas, testes rápidos e ações de promoção e prevenção em saúde. Já os Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS) oferecem atendimentos de especialidades médicas, reabilitação e acompanhamento de condições crônicas.
Outro destaque é o programa Passo Fundo Sorri, que amplia a cobertura odontológica com a Unidade Móvel, atendendo de forma descentralizada em diferentes bairros e escolas com serviços como restaurações, extrações simples e aplicação de flúor.
A política de acesso gratuito também é garantida no fornecimento de medicamentos. O Núcleo de Assistência Farmacêutica mantém as Farmácias Básicas e o programa Farmácia Mais Perto, que asseguram a entrega gratuita de todos os medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME). Para tratamentos mais complexos, a Farmácia de Medicamentos Especiais garante a distribuição de fármacos de uso prolongado ou de alto custo, enviados pelos governos estadual e federal.
O Cartão SUS, documento essencial para acessar a rede, também é fornecido gratuitamente. Ele centraliza o histórico de atendimentos, facilita a marcação de consultas e exames e assegura o acesso aos medicamentos disponibilizados pelo município.