Hospital Dia da Criança já realizou mais de cinco mil atendimentos desde novembro

Unidade foi entregue em novembro e tem funcionamento 24 horas

A Prefeitura de Passo Fundo destaca que, desde a entrega e o início das atividades do Hospital Dia da Criança, em novembro, mais de cinco mil atendimentos pediátricos já foram realizados na instituição, que funciona 24 horas por dia, os sete dias da semana.

A Secretaria de Saúde informa que o Município tem intensificado o chamamento de profissionais de saúde para garantir que as escalas de plantão estejam completas para que os atendimentos clínicos não sejam afetados, mesmo com o crescimento da procura diária pelos serviços do Hospital Dia da Criança. Entre as iniciativas citadas pela Secretaria estão os mais de 20 editais publicados entre os anos de 2021 e 2022 para a contratação de médicos e também a elevação dos valores remuneratórios oferecidos aos especialistas em pediatria. “Passo Fundo é um dos municípios que dispõe de um dos maiores valores pagos a estes profissionais e, ainda assim, enfrentamos dificuldades em manter a rede municipal de saúde completa”, destaca a secretária de Saúde, Cristine Pilati.

Ainda, a secretária observa que há um volume de atendimentos pediátricos reprimidos pela pandemia e que, neste momento, começam a aumentar a demanda na rede. Dados da pasta indicam que, antes do período de pandemia, aproximadamente 650 crianças eram atendidas mensalmente nos serviços de saúde do município; este número passou para quase três mil a partir do fim da pandemia. “Ao mesmo tempo, ainda precisamos trabalhar com o adoecimento dos médicos e com a contaminação dos nossos profissionais de saúde, pois ainda há circulação viral”, exemplifica Cristine.

Sobre este assunto, o prefeito Pedro Almeida, e a secretária de Saúde, Cristine Pilati, reuniram-se com o Comitê de Orientações Emergenciais (COE), na tarde desta terça-feira (27), para apresentar um panorama do cenário atual de casos positivos e como o aumento de contaminações nestas últimas semanas impactaram também os profissionais da rede de saúde. “Quatro profissionais médicos que atuam no Hospital Dia da Criança precisaram ser afastados nos últimos dias em decorrência de terem positivado para a Covid-19, refletindo diretamente na organização da escala de trabalho e nos atendimentos da instituição”, defende Cristine.

Destinado ao atendimento de médias e baixas complexidades, o Hospital Dia da Criança é uma estrutura da Prefeitura de Passo Fundo focada na prestação de um serviço médico especializado às crianças. Pensado para promover um acolhimento integral as demandas em pediatria, a instituição ocupa uma área de 650 metros junto ao Hospital Municipal. A estrutura contempla sala de espera, sala de triagem, sala vermelha, quatro consultórios, duas salas de observação com capacidade total de sete leitos, quarto de isolamento e ambientes de apoio para o funcionamento da área. Todos os espaços foram planejados para acolher as crianças, contribuindo com uma melhor aceitação ao tratamento e a adaptação ao ambiente hospitalar.