Atendimento do Hospital Municipal é avaliado

Pesquisa aponta índice de satisfação dos usuários na rede municipal de saúde

As pesquisas para medir o grau de satisfação dos usuários com os serviços prestados pela Prefeitura de Passo Fundo na área da Saúde começam a mostrar os primeiros indicadores. Nesta semana, os dados coletados no CAIS São Cristóvão, no Pronto Atendimento e no Centro de Diagnóstico do Hospital Municipal e na Farmácia Central foram analisados pela Secretaria de Gestão, em conjunto com o secretário de Relações Institucionais, Édison Machado.

Ao receber os principais indicadores, o prefeito, Pedro Almeida, destacou que o objetivo principal destas avaliações é medir os pontos positivos no atendimento e receber dicas e sugestões que possam melhorar o acolhimento nas estruturas da rede municipal de saúde. “A pesquisa tem circulado de forma itinerante pelas unidades básicas de saúde e por outros locais de atendimento ao público. Queremos saber como a população está sendo recebida, o tempo de espera em cada local e também a resolutividade dos serviços oferecidos pelo Município. Isso vai nos ajudar a aperfeiçoar e humanizar ainda mais o acolhimento da nossa comunidade”, explicou Pedro.

Conforme o secretário de Gestão, Dailon Barp, as análises foram feitas com os dados obtidos entre os dias 15 de março a 01 de abril. “Nesta primeira fase das pesquisas focamos em medir o tempo de espera e atendimento, a forma de atendimento e a resolução da necessidade que levou a pessoa a procurar o serviço de saúde”, informou Barp, explicando que o sistema utilizado mede o grau de satisfação a partir dos sinalizadores de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.


CAIS São Cristóvão

No CAIS São Cristóvão, que tornou-se a terceira unidade de referência para atendimentos de pacientes sintomáticos de Covid-19 no início de fevereiro, foram 1.943 participantes. O índice de pessoas que considerou a forma de atendimento como boa e ótima foi de 87,48%. Já a resolução da necessidade que levou o usuário a procurar o serviço de saúde foi considerado como bom e ótimo para 86,40% dos participantes. O tempo de espera para o atendimento também foi considerado como bom e ótimo por 77,66% dos usuários. “São bons números que ajudam a Administração na formatação de novos projetos e no alinhamento das ações em saúde”, observou Barp.


Hospital Municipal

Outra área importante analisada pela pesquisa foi o Pronto Atendimento do Hospital Municipal, que recebeu ampliação através de uma medida adotada pela Prefeitura para auxiliar os hospitais de Clínicas e São Vicente de Paulo na redução de pacientes nas suas respectivas emergências. O tempo de espera e atendimento nesta estrutura foi considerado entre bom e ótimo por 75,62% dos usuários. No total, participaram 4.772 pessoas.

A forma de atendimento também obteve um índice alto de aprovação: 81,74% consideraram entre bom e ótimo. A resolução da necessidade que levou o usuário a procurar o serviço de saúde foi considerada entre bom e ótimo por 79,73% dos pacientes.

No Centro de Diagnóstico, outra estrutura do Hospital Municipal avaliada, a participação foi de 487 pessoas. A forma de atendimento neste local foi considerada entre boa e ótima por 69,81% das pessoas que responderam ao questionário.


Farmácia Central

A pesquisa sobre o grau de satisfação na Farmácia Central contou com a participação de 4.166 pessoas. Deste total, o índice de usuários que considerou o tempo de espera e atendimento como bom e ótimo foi de 77,24%. A avaliação sobre a forma de atendimento é considerada entre boa e ótima por 82,47% dos usuários. Já quando a questão referia-se a resolução da necessidade que levou o usuário a procurar o serviço, o índice de pessoas que consideraram entre bom e ótimo é de 80,90%.


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Atualizado em 9 de abril de 2021.