Sábado também será marcado pelo Dia D de imunização
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de crianças e adolescentes encerram no próximo sábado (21), quando haverá o Dia D. Para estimular a procura pela imunização e facilitar o acesso das famílias, as unidades de saúde ficarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é com relação à poliomielite. A meta é vacinar 95% das crianças com idades entre um a cinco anos incompletos. Até o momento, o índice de imunização é de 63%.
Além da poliomielite, são verificadas outras 17 vacinas. A orientação é que, mesmo com a vacinação dos filhos em dia, os pais procurem a unidade mais próxima da sua casa para avaliar se há alguma dose que não foi realizada.
A coordenadora de Vigilância em Saúde de Passo Fundo, Marisa Zanatta, destaca a importância da vacinação, mesmo de doenças já erradicadas. “A vacinação é a forma mais eficaz na prevenção das doenças imunopreveníveis, protege a pessoa que toma e também as que estão ao seu redor, diminuindo a chance de contágio inclusive para aqueles que não tomaram a vacina. Leve seu filho a uma unidade de saúde, pois vacinar é um ato de amor”, considera.
Poliomielite
A população-alvo para a vacina contra a poliomielite são as crianças de um a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), que deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação.
A meta mínima é vacinar 95% do grupo. Em Passo Fundo, estima-se vacinar mais de 9.960 crianças.
Multivacinação
Essa campanha objetiva a atualização da situação vacinal de crianças e adolescentes com até quinze anos incompletos (14 anos 11 meses e 29 dias). A estratégia é vacinar de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Esta estratégia busca imunizar crianças e adolescentes ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos. Adolescentes e crianças menores de 15 anos devem atualizar a caderneta de vacinação.
Um dado importante é que a vacina ACWY, que previne meningite e outras infecções, passou a ser disponibilizada na rede pública e entrou neste ano para o calendário. Ela deve ser feita na faixa entre 11 e 12 anos.
Sobre a vacinação
A vacinação poderá ser realizada durante qualquer horário de funcionamento das unidades de saúde. Em Passo Fundo, todos os espaços adotam os protocolos de prevenção ao coronavírus. A população deve comparecer à unidade mais próxima portando documento de identificação, cartão SUS e caderneta de vacinação dos filhos. A caderneta possibilita que os profissionais de saúde possam avaliar a situação vacinal da criança e do adolescente para identificar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema de imunização preconizado pelo Ministério da Saúde de forma a evitar a disseminação de doenças.
Locais
Cais Boqueirão
Cais Hípica
Cais São Cristóvão
Cais Vila Luíza
ESF Adolfo Groth
ESF Jaboticabal
ESF Adriana Lírio
ESF Mattos
ESF Nenê Graeff
ESF Planaltina
ESF Ricci
ESF Santa Marta/Donária
ESF São Cristóvão
ESF Zachia
ESF Jerônimo Coelho
UBS Ivo Ferreira
UBS Adirbal Corralo
UBS Vila Nova/Santa Maria
UBS Parque Farroupilha
Ambulatório de Especialidades
Ambulatório São José
Ambulatório São Luiz Gonzaga
Central de Vacinas
ESF Jardim América
ESF Valinhos
Horários de atendimento
UBS, ESF e Ambulatório: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Cais e Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
* No sábado (21), as unidades ficarão abertas dar 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.