Encontros de grupos e participação nas escolas têm norteado as ações

Buscando estreitar os laços com a população e estar presente no dia a dia da comunidade, as unidades de saúde da Prefeitura de Passo Fundo vêm realizando um trabalho diferenciado. É o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) Adriana Lírio, que fica na Vila Operária, que tem promovido uma série de atividades envolvendo a comunidade, tais como incentivo à alimentação saudável, o que foi feito em ação promovida na Escola Anna Willig. Com os alunos foi proposta uma atividade sobre alimentação industrializada, que teve como objetivo a educação em saúde, expondo a importância de alimentação saudável e os malefícios que os alimentos industrializados podem causar.
Além disso, os profissionais que atuam na unidade iniciaram uma nova turma do Grupo de Tabagismo para auxiliar pacientes a deixar de fumar de forma adequada. No primeiro encontro do grupo, realizado no dia 5 de setembro, foram distribuídos questionários a fim de conhecê-los para então elaborar atividades pensando nas particularidades de cada participante. A ideia é que ocorram sete encontros semanais, e cada encontro terá uma abordagem multiprofissional, contando com os preceptores e residentes das áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, fisioterapia, além de acompanhamento médico.
Para os pacientes diabéticos e hipertensos, a atividade promovida é o Grupo Hiperdia, que se encontra quinzenalmente. Estes encontros têm como objetivo a educação em saúde do público-alvo, tratando de assuntos multiprofissionais, além de acompanhamento das condições de saúde de cada paciente. Neste último encontro foi abordado o tema de alimentação saudável, com dicas e orientações para aprimorar a rotina alimentar desses pacientes.
Grupo de Gestantes
As atividades do grupo de gestantes ocorrem semanalmente na unidade básica, e tem como objetivo a educação em saúde e preparo destas gestantes durante a gestação e para o nascimento do bebê. São realizadas orientações com toda a equipe multiprofissional da unidade sobre alimentação saudável, cuidados posturais e de preparação para o parto, orientação medicamentosa, além da consulta de enfermagem com orientações sobre amamentação e cuidados em geral.
Higiene bucal e corporal
O tema da higiene bucal e corporal foi o mote dos encontros realizados pelos profissionais da unidade com as crianças do Lar Emiliano Lopes e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amizade.
Com as crianças do Lar, a atividade teve como objetivo abordar o cuidado com a higiene corporal. Foram abordados temas como a lavagem correta das mãos, cuidados com a pele, higiene bucal e a importância do banho para a manutenção da saúde. Os participantes são crianças em vulnerabilidade social, que desenvolvem atividade extraclasse escolar.
Já na EMEI Amizade os encontros são realizados quinzenalmente, conforme cronograma elaborado juntamente com a direção, a fim de suprir as demandas por ela levantadas. Nesta semana, foi realizada atividade abordando a importância da higiene bucal. De forma lúdica, foi realizada a atividade trazendo a associação da alimentação com a escovação correta dos dentes.
(Fotos: Divulgação)