Prefeitura garante manutenção Bezerra de Menezes

Serão repassados recursos do governo municipal para o Hospital Psiquiátrico

A única instituição da área psiquiátrica em Passo Fundo e região teve assegurada sua manutenção  nesta segunda-feira. Através de convênio assinado pelo prefeito Luciano Azevedo, serão repassados recursos do governo municipal para o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Uma alternativa encontrada pela administração municipal para impedir que a instituição ficasse inviabilizada financeiramente.

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes é referência e está entre os cinco hospitais psiquiátricos do Estado. A falta de recursos é um dos problemas enfrentados pela administração do Hospital nos últimos anos, situação que vinha prejudicando a oferta do serviço e de atendimentos. O convênio firmado envolve o repasse mensal de valores como forma de complementar o pagamento das internações psiquiátricas dos pacientes de Passo Fundo internados na instituição. “Nossa missão está cumprida! Está viabilizada a manutenção do Hospital Bezerra de Menezes”, destacou Luciano, que tomou a frente das negociações e assegurou os recursos necessários para a manutenção do Hospital.

Junto com o Hospital da Cidade, a mais antiga instituição médico-hospitalar de Passo Fundo, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes forma um dos maiores complexos hospitalares do Estado. Para o membro da junta administrativa do Hospital da Cidade, Paulo Adil Ferenci, este é um momento histórico. “A dificuldade da administração do Bezerra nos fez recorrer aos representantes da comunidade. Em decorrência de uma política nacional houve diminuição no repasse dos valores do SUS aos pacientes, o que culminou em um prejuízo de mais de R$ 3 milhões nos últimos anos. Luciano foi determinado em buscar essa iniciativa. Passo Fundo é um exemplo que esperamos que os demais municípios da região que internam seus pacientes no Hospital. Agradecemos muito ao prefeito e o apoio de todos”, disse ele.

Acompanharam o ato os deputados estaduais Juliano Roso e Gilberto Capoani, além de outras lideranças políticas e da comunidade. Juliano ressaltou a iniciativa do prefeito Luciano em prol da saúde de Passo Fundo. “Luciano foi imbatível e não recuou, brigando pelos recursos de Passo Fundo. Foi um luta construída por muitas, mas Luciano foi a liderança decisiva para poder agora repassar esse recursos ao Hospital”, enfatizou.

Histórico

Ainda no início do ano, em fevereiro, um acordo foi firmado com o Estado para viabilizar a manutenção do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. A Prefeitura de Passo Fundo se colocou como parceira para repassar ao Hospital recursos atrasados que vai receber do Estado, possibilitando assim que as atividades sejam desenvolvidas sem prejudicar o atendimento.

(Foto: Alex Borgmann)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 30 de abril de 2018.