Imunização de grupos prioritários chega a 47%

Mais de 29 mil vacinas já foram distribuídas para a população-alvo no município

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, informa que mais de 29 mil vacinas já foram distribuídas para a população-alvo no município, entre os grupos prioritários, os grupos com comorbidades e os grupos de risco. O maior número abrange os grupos prioritários, com 22.267 doses de vacina, o que representa 47,64% no quadro geral.

Os grupos prioritários com meta de 90% de cobertura da população-alvo são: crianças 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Até o momento, o grupo prioritário que mais recebeu doses da vacina é o dos trabalhadores da saúde (6.090 doses aplicadas – 58,27% da meta), seguido de: idosos (12.064 doses aplicadas – 54,29% da meta); crianças (2.617 doses aplicadas – 22,84% da meta); gestantes (772 doses aplicadas – 35,27% da meta); puérperas (166 doses aplicadas – 46,11% da meta); e indígenas (51 doses aplicadas – 82,26% da meta).

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Raquel Schwaab da Silva Carneiro, ressalta que crianças e gestantes são os dois grupos que precisam de mais cobertura. “Reforçamos que os pais tragam seus filhos com idade entre 6 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias. As gestantes também devem comparecer às salas de vacina”, afirmou ela. Entre as orientações gerais, é importante que as pessoas procurem a unidade mais próxima de casa.

Raquel ainda explica que há um acompanhamento individual dos grupos prioritários pelas metas que precisam ser cumpridas. Já os grupos com comorbidades, aqueles que são portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, recebem uma contagem separada e sem meta, assim como outros três grupos de risco: professores de escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. “Temos um acompanhamento individual dos grupos prioritários, que resultam em 22.267 doses de vacina. Desses outros grupos sem meta pela característica é feita uma contagem separada. Somando tudo, até o momento, passa de 29 mil doses de vacina distribuídas”, disse Raquel.

A vacina está disponível em 27 locais. Além das unidades de saúde com sala de vacinação, o Clube Juvenil será parceiro neste ano com a cedência de espaço. Desta forma, no Clube Juvenil o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos demais locais, o funcionamento será no horário normal da unidade, também de segunda a sexta-feira.

População que deve receber a vacina
- Idosos (60 anos ou mais de idade);
- Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
- Trabalhadores da saúde;
- Professores de escolas públicas e privadas;
- Gestantes;
- Puérperas (até 45 dias após o parto);
- Povos indígenas;
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos, no mundo.

População pode agendar vacina em casa para idosos
Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para levar a vacina contra o vírus da gripe até a residência de pessoas com 60 anos ou mais de idade, e que tenham dificuldades de locomoção, o Programa Vacinação em Casa retoma suas atividades. Os pedidos de agendamentos já podem ser realizados pelo telefone (54) 3046-0153. O horário de funcionamento do programa é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Este é o quinto ano do programa. Em 2016 foram feitas aproximadamente 2.500 imunizações em casa, de um total de 65 mil doses distribuídas no município.

(Foto: Divulgação/PMPF)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 3 de maio de 2017.