A população deve ficar atenta aos possíveis criadouros que contribuem para proliferação de mosquitos

A população deve ficar atenta aos possíveis criadouros que contribuem para proliferação de mosquitos, principalmente no combate à dengue, zika e chikungunya. Devido aos dias quentes, chuvas e altas temperaturas do verão, os focos de mosquito tem aumentado em Passo Fundo.
As informações são da Vigilância Ambiental em Saúde, que diariamente realiza vistorias em residências, empresas e espaços públicos do município. “Chamamos a população para prestar atenção nos locais de água parada. Em hipótese alguma podemos ter água parada. Além de todos os locais que podem acumular água, é preciso prestar atenção nas cisternas de água e caixas de água, que precisam conter a tela de proteção antes de serem tampadas”, disse a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental, Ivânia Silvestrin.
O trabalho de reforço no município foi iniciado ainda em outubro de 2015 com o envolvimento de pelo menos cinco órgãos públicos municipais, as secretarias de Transportes e Serviços Gerais, de Meio Ambiente, de Educação, de Administração e a Procuradoria-Geral do Município. Os serviços foram desde o fornecimento de contêineres para áreas de risco até a destinação correta de pneus. Ainda, a ação contou com políticas específicas de manutenção de terrenos públicos e privados e punição para aqueles que descuidam de seus terrenos até o cuidado em espaços públicos. Além disso, a Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria de Saúde, realizou forças-tarefas, visitas às residências, orientações e campanhas durante todo o ano.
Passo Fundo, assim como todos os municípios do Brasil, também vai aderir à campanha de combate à dengue, zika e chikungunya do Ministério da Saúde. Duas ações já estão previstas, a capacitação sobre as três doenças em unidades de saúde, hospitais, locais que são porta de entrada de pacientes; e a sexta-feira como Dia D. Conforme lembra Ivânia, a prática já está sendo realizada na cidade.