GraduaCEO – Brasil Sorridente

Passo Fundo conta com a única instituição de ensino do RS a participar da ação

A parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo e a IMED resultou em um avanço para a área de saúde bucal do município. O curso de Odontologia da instituição foi o único do Rio Grande do Sul a ser incluído no novo componente da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, desenvolvido numa parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, o GraduaCEO.

O projeto se constitui em uma série de ações e serviços de saúde bucal a serem desenvolvidos e prestados para a população pelas instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas. A participação permite que a instituição realize procedimentos de saúde bucal pelo Sistema Único de Saúde  (SUS), tendo assim um reflexo positivo na formação dos estudantes de Odontologia e na qualidade da oferta de serviços odontológicos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, a notícia representa uma conquista para a cidade. “Estamos muito felizes com a provação do GraduaCEO. Nossa expectativa é que haja uma qualificação na oferta odontológica na região do Bairro São Cristóvão, o que sem dúvida, fará diferença para uma população estimada em 50 mil pessoas”, disse

O projeto componente do Programa de Saúde Bucal –  Brasil Sorridente tramitou na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, tendo sido aprovado e pactuado pela Comissão Intergestores Regionais (CIR) da 6º Coordenadoria Regional de Saúde em fevereiro de 2015. No mesmo ano, foi pactuado e aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria Estadual de Saúde do RS, com aprovação anunciada em outubro de 2016.
    
A incorporação das IES ao SUS objetiva garantir a universalidade de acesso da população e equidade e integralidade na atenção à saúde bucal. Para a coordenadora do projeto, professora Dra. Lilian Rigo, “as ações realizadas são importantes atividades complementares para a formação do discente de Odontologia, valorizando as práticas educativas de promoção de saúde e prevenção de doenças bucais, oportunizando a vivência no Sistema Único de Saúde e o conhecimento da dinâmica e do fluxograma de atendimento do SUS”, explicou.

As atividades a serem desenvolvidas contemplarão ações de promoção e prevenção, atenção básica, atenção secundária, reabilitação oral e educação permanente. Integram a comissão responsável por acompanhar, monitorar e avaliar o projeto em execução a coordenadora do projeto, a professora Lilian Rigo; o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho; a docente do curso de Odontologia da IMED, Graziela Oro Cericato; a egressa do curso da IMED, Luiza Reolon; e coordenadora de Saúde Bucal do município, Luiza Dal Zot von Meusel.


 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de dezembro de 2016.