Com o CAIS Escola, estima-se que será possível realizar 1.200 atendimentos ao mês

A parceria entre Prefeitura, UPF e HSVP, que possibilitou a criação do CAIS Escola, beneficia a comunidade com objetivo de aumentar o número de consultas especializadas. O atendimento através do modelo inovador de gestão começou na semana passada, junto às dependências do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).
Com o CAIS Escola, estima-se que será possível realizar 1.200 atendimentos ao mês. Para o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, este serviço aumentará em 30% a oferta de consultas especializadas de alta qualidade, com o diferencial de ser exclusivamente para moradores de Passo Fundo.
De acordo com o prefeito Luciano Azevedo, cuidar das pessoas que moram aqui é fundamental. “A nossa parceria com duas importantes entidades da cidade possibilitaram que essa proposta pudesse se tornar realidade”, frisou Luciano. Futuramente, a ideia é replicar o modelo com outras universidades e hospitais, que possam oferecer atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Funcionamento
O serviço municipalizado do CAIS Escola terá todas as consultas, exames ou procedimentos orientados pelo município, ou seja, as pessoas precisarão do encaminhamento da Atenção Básica, indicado por profissionais qualificados que atuam nas unidades de saúde.
União de forças
O convênio para criar o CAIS Escola foi firmado no final do ano passado entre o município, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). Ao município, fica designada a responsabilidade de repassar recursos de acordo com a tabela do SUS, para a realização de consultas, exames, procedimentos, entre outros. Enquanto isso, o HSVP disponibiliza infraestrutura, a fim de oferecer espaço para aulas, pesquisas e manutenção e atendimento da unidade escola. Por fim, a UPF disponibiliza professores, alunos e funcionários para realizar o atendimento.
Foto – Alex Borgmann