Passo Fundo se une para sensibilizar a população sobre o tema

Há 27 anos a data de 01º de dezembro é marcada pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A campanha que acontece no mundo todo também é adotada em Passo Fundo para informar e sensibilizar a população.
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, apoia dois importantes eventos que acontecerão nesta terça-feira (01º) em dois locais do município: na Praça do Teixeirinha, das 08 às 17h30min; e no IFIBE, às 14h. Os eventos que contam com apoio da Prefeitura são realizados pela Vigilância em Saúde (SAE) e Curso de Enfermagem da UPF, na Praça do Teixeirinha; e pelo Serviço de Solidariedade à AIDS (SOSA), no IFIBE.
Os objetivos principais do evento são: sensibilizar a população sobre uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) – AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida); e incentivar a população a realizar o teste rápido nas unidades de saúde, para intervir precocemente nos casos reagentes. A mobilização nacional busca ainda conscientizar sobre a realização de testes de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C). De acordo com o Ministério da Saúde, as IST são frequentes e causam impacto na qualidade de vida das pessoas, nas relações pessoais, familiares e sociais, sendo o diagnóstico e o tratamento dessas infecções a única de forma de interromper a cadeia.
Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.
Dados nacionais e estaduais
Desde o início da epidemia no Brasil, foram registrados no país 757.042 casos até junho de 2014. Em 2014, no Rio Grande do Sul, foram notificados 1.070 casos de AIDS, segundo o DATASUS. Ainda, no mesmo ano, de acordo com o Boletim Epidemiológico, o estado apresentou o maior coeficiente de mortalidade padronizado de 2013: 11,2 óbitos para cada 100 mil habitantes – o dobro do coeficiente observado para o Brasil no mesmo ano.
Dados municipais
Em Passo Fundo, foram notificados no SINAN entre 2007 e 2015, 1.270 casos de HIV/AIDS adulto, destes 740 residentes em Passo Fundo. Dentre os pacientes residentes, 53% são do sexo masculino, 21% são apenas portadores do vírus HIV e aproximadamente 60% dos casos estão na faixa etária entre 20 a 39 anos. Referente aos casos de mortalidade, no mesmo período, ocorreram 171 óbitos pela doença já registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), sendo que 56% eram do sexo masculino e 65% na faixa etária de 30 a 49 anos.
Também no período de 2007 a 2015, foram notificados 248 casos de gestantes HIV+, sendo 149 residentes no município e 81% dos casos na faixa etária dos 20 a 39 anos. Segundo a Unidade de Dispensação de Medicamentos (UDM) do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), estão em tratamento 1.187 pacientes de Passo Fundo e região, sendo que 188 iniciaram o tratamento em 2015.
O Boletim Epidemiológico de HIV/ AIDS informa que dentre os 100 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, 16 municípios com maior incidência do HIV/AIDS são do estado, sendo que Passo Fundo está em 79° no ranking.
Serviço
Campanha Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Quando: 01º de dezembro – terça-feira
Horário: 08h30min às 17h
Onde: Praça do Teixeirinha (Avenida Brasil – Centro).
Vigilância em Saúde (SAE) e Curso de Enfermagem da UPF
SOSA
Serviço de Solidariedade à AIDS
Quando: 01º de dezembro – terça-feira
Horário: 14h
Onde: IFIBE (Rua Senador Pinheiro, 350 – ao lado da IMED).
Tema: “AIDS como ela é!”