Prefeitura, UPF e HSVP firmam parceria

O convênio cria um CAIS Escola em Passo Fundo para atender a demanda de especialidades na saúde

Os passo-fundenses ganharão mais um serviço para qualificar o atendimento na área de Saúde. Nessa sexta-feira (30), o município, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), assinaram um convênio para criar um CAIS Escola, com objetivo de aumentar o número de consultas especializadas para a população.

De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, com o CAIS Escola será possível realizar 1.200 atendimentos ao mês, o que aumenta em 35% o número de consultas especializadas. “Este serviço estava sendo oferecido pelo Estado para todas região e, com o convênio, decidimos municipalizar. O diferencial é que apenas pessoas de Passo Fundo serão atendidas e todas as consultas, exames ou procedimentos serão encaminhados pelo município”, explicou o secretário. O CAIS Escola funcionará a partir de fevereiro de 2016.

Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, esta é uma maneira de cuidar das pessoas que moram aqui. “Passo Fundo já é reconhecida por atender toda a região e pessoas que vêm de todos os cantos do estado e país. Com esta ação, conseguimos trazer um cuidado especial para as pessoas que são daqui, principalmente em uma área que apresenta certas dificuldades, como o atendimento com especialistas”, disse. O prefeito ainda ressalta que este é o primeiro serviço de parceria e que a ideia é replicar o modelo com outras universidades e hospitais, que possam oferecer atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, enfatiza a parceria histórica entre universidade, hospital e município. “Essa parceria produz um resultado excepcional para a população. A UPF está oferecendo cada vez mais esse tipo de ação. É um trabalho que reverte em prol da comunidade”, destacou.

De acordo com o diretor do Hospital São Vicente de Paulo, Décio Ramos de Lima, “esse convênio é uma satisfação, pois beneficia diretamente a população e a formação de futuros profissionais. O hospital está disposto a colaborar com a UPF e a Prefeitura. Cumprimos com o nosso dever social na saúde”, frisou. 

Ao município, fica designada a responsabilidade de repassar recursos de acordo com a tabela do SUS, para a realização de consultas, exames, procedimentos, entre outros. Enquanto isso, o HSVP entrará com a infraestrutura, a fim de disponibilizar espaço para aulas, pesquisas e manutenção e atendimento da unidade escola. Por fim, a UPF disponibilizará professores, alunos e funcionários para realizar o atendimento.

Ainda, o município e a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) assinaram outro convênio, para formalizar a atuação de alunos de graduação e pós-graduação nos estágios curriculares obrigatórios que são feitos na rede municipal de saúde, como em unidades de saúde, no Hospital Municipal, na Farmácia Central, nos CAPS AD, CAPS II e CAPS-i e na Vigilância da Saúde, entre outros. As atividades já acontecem na prática, mas não estavam formalizadas via convênio – o que traz a colaboração entre as partes para garantir o bom funcionamento dos estágios e aprendizagem dos alunos.

Participaram do ato de assinatura do convênio a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin; o diretor da Faculdade de Medicina da UPF, Gilberto Bortolini; a diretora do Instituto de Ciências Biológicas da UPF, Jurema Schons, representando os demais cursos da área de Saúde; o administrador do HSVP, Ilário Jandir De David; o procurador geral do município, Adolfo Freitas; secretários municipais e autoridades.


Foto – Alex Borgmann


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 30 de outubro de 2015.