A Unidade de Pronto Atendimento foi conquistada junto aos governos do estado e Federa e possui um valor de obra estimado em R$ 2,6 milhões

Na manhã desta terça-feira, o Secretário Municipal de Saúde, Jairo Caovilla, juntamente com o Coordenador de Saúde, João Mattos, entregaram o projeto de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao Delegado Regional de Saúde, Luiz Fabrício Scheis, e ao Engenheiro do estado, Luiz Edison Dal´Maso. O encontro foi na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde a partir de agora será analisado o projeto e encaminhado para aprovação da Vigilância em Saúde do estado.
Segundo Luís Fabrício Scheis, o projeto é especificado pelo Ministério da Saúde, portanto, neste momento é preciso analisar se está tudo dentro das normas do Ministério e então encaminhar para a Vigilância Estadual. Depois desta aprovação é possível dar início ao processo de licitação. “A Construção da UPA em Passo Fundo é o 1º passo para umas das metas do governo que é o desafogamento das emergências dos hospitais para que a população tenha um melhor atendimento”, explica.
Para Jairo Caovilla este é um momento histórico para a cidade. “Os recursos para a construção da UPA já foram aprovados pelo Governo Federal e construir esta unidade em Passo Fundo proporcionará um avanço enorme no atendimento de emergência”, declara.
A UPA foi conquistada junto ao governo do estado e governo Federal e é um projeto de Saúde Pública para todo o Brasil. Em Passo Fundo será uma Unidade tipo III, com aproximadamente 1.300,00m² de área construída. Terá capacidade para atender 400 pacientes/dia, com 23 leitos. Será necessária a contratação de 24 médicos, que farão o revezamento nos plantões em grupos de 6 em cada turno. Além dos médicos, serão contratados os demais profissionais para garantir o atendimento de qualidade. A Obra tem valor estimado em R$ 2,6 milhões e terá recursos do governo federal.
Segundo o Coordenador de Saúde, João Mattos, o objetivo é criar uma cultura na população para que quando houver qualquer problema de saúde, do mais brando ao mais grave, procure primeiramente a UPA e a partir dali o paciente será encaminhado para outro hospital ou receberá alta. “Na própria Unidade também haverá leitos para que, caso seja necessário, o paciente fique internado por até 72 horas”, complementa.
A Unidade de Pronto Atendimento será construída em Passo Fundo no terreno junto ao Hospital Dr. César Santos.