Combate ao mosquito borrachudo
A Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura Municipal, órgão da secretaria de Saúde, realiza ações de promoção e proteção da saúde das populações expostas aos borrachudos. As atividades são desenvolvidas por meio de monitoramento, avaliação de riscos e controle dos problemas existentes nos ambientes de convívio das comunidades, decorrentes na maioria das vezes, da ação do ser humano sobre o ecossistema.
Os insetos conhecidos como borrachudos geram extremo desconforto e problemas à saúde, decorrentes das suas picadas. Esta situação é conhecida principalmente nas áreas rurais, onde a presença dos mosquitos interfere nas atividades, levando a perdas na produtividade dos animais, prejuízos em regiões turísticas. Além disso, a qualidade de vida dos moradores também é prejudicada. Entretanto, devido a ação de degradação de habitats naturais, os borrachudos também têm sido encontrados no perímetro urbano, explicou o coordenador da vigilância, Edson Mocinho.
Assim, nestas áreas a vigilância coordena um trabalho que orienta e auxilia na redução dos ataques destes insetos. Em cada local a ser realizada a aplicação do larvicida, a comunidade é envolvida e orientada quanto as relações existentes entre a limpeza do leito dos rios e a presença do borrachudo.
Edson Mocinho informa que as localidades e/ou entidades que tenham interesse na aplicação da larvicida, podem se dirigir à Vigilância Ambiental em Saúde, munidos de solicitação (por escrito), além de anexar um croqui das nascentes e córregos que deverão ser contempladas pelo projeto de controle do mosquito borrachudo. A vigilância localiza-se na rua Silva Jardim, 727, esquina com Independência, Centro e o telefone para contato é o 30460073. São responsáveis pelo projeto, Ariane Marteninghe e Elonise Dalpiaz.