Controle de borrachudos na área urbana
Após três anos de controle na área rural, a Secretaria de Saúde (SMS)- em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SMAM) e a Emater Passo Fundo- inicia o controle do mosquito simulídeo, popularmente conhecido como borrachudo, na área urbana do município.
Ao todo, serão 15 locais entre arroios e rios, que receberão o controle da praga. Até o momento, os resultados na zona rural são satisfatórios, chegando a ser registrada em algumas localidades, a redução de 90 por cento na incidência do mosquito. Além do desconforto da picada, o simulídeo, pode transmitir doenças. Em determinadas regiões do país, como o norte e em outros paises da península amazônica, o mosquito transmite uma doença conhecida como cegueira do rio. No Rio Grande do Sul não há registros de transmissão de doenças através do mosquito, mas a atenção é mantida.
Em Passo Fundo, esses mosquitos se proliferam em grande quantidade e o motivo é o alto volume de lixo nas encostas de arroios e rios, condição ideal para a fêmea assentar seus ovos. Outra característica do mosquito é o depósito de ovos em água corrente.
Para o próximo ano, ações de educação serão realizadas, antecedendo o controle das larvas, que somente será realizada com a participação da comunidade. Apesar do trabalho na cidade, o controle ainda será mantido na área rural. O agricultor que estiver interessado em mobilizar sua comunidade para resolver os problemas trazidos pela praga, ou para denunciar um foco do mosquito, deve entrar em contato através do telefone 3316-1026.