Comissões estadual e federal monitoram ações de Vigilância em Saúde no município
Desde a última terça-feira, 07, duas comissões, uma estadual e outra federal, avaliam o plano de pactuação e ações desenvolvidas pelas quatro vigilâncias que integram a Vigilância em Saúde do município, no ano de 2005 e primeiro semestre de 2006. A Vigilância em Saúde é composta pela Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde do Trabalhador e a Ambiental, e têm como principal função, a prevenção de acidentes de trabalho e doenças.
O objetivo dessas comissões é o monitoramento e a assessoria técnica para a incentivar e melhorar as vigilâncias em saúde, fortalecendo assim, o Sistema Único de Saúde (SUS). No Estado estão sendo monitorados 22 municípios, por equipes representantes das principais entidades do setor, como o Ministério da Saúde (MS), ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando, a Administração municipal, entende a importância desse setor, e por isso procura estruturar de forma adequada as quatro vigilâncias. “É fundamental dentro do planejamento em saúde, a vigilância em saúde, porque é através dela que se toma conhecimento dos dados que servem para as ações desenvolvidas”, completa Grando.
Durante o levantamento foi apontada a real situação das vigilâncias no município, tendo destaque o melhoramento das atividades e sua organização. Para a técnica representante do Ministério da Saúde, Ana Rosso, em visão geral a vigilâncias em saúde em Passo Fundo, está em uma boa média. “Existem importantes indicadores que foram alcançados, e outros que podem ser melhorados”, completa.
Representantes do Ministério da Saúde, Estado e município assinam o relatório final.
Foto: Luis A. Schneiders.