Hemopasso e Coleurb unidos pela solidariedade
Em todo o país, milhares de pessoas portadoras de doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como leucemias e aplasias de medula óssea e crianças com algumas doenças genéticas aguardam na fila de espera do transplante até o momento de encontrar uma pessoa compatível.
A chance de encontrar uma medula compatível, entre pessoas não aparentadas, é de UMA em 100 MIL. Por isso, qualquer um de nós pode representar a única possibilidade de cura para um paciente que precisa deste transplante. Quanto mais doadores estiverem cadastrados, maior será a chance de encontrar um doador compatível.
Foi com este objetivo, que o Hemopasso (Hemocentro Regional de Passo Fundo) esteve juntamente a Coleurb realizando cadastramento dos funcionários interessados na doação de Medula Óssea.
O evento estava inserido na programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho a qual objetivou conscientizar os funcionários quanto à importância da prevenção de acidentes e doação de órgãos, sangue e medula óssea.
Para pessoas interessadas em realizar o cadastro, o processo é simples: serão coletados da veia apenas 10 ml de sangue, sendo este encaminhado para o Hospital das Clínicas em Porto Alegre, onde realizam a tipagem de HLA (exame de laboratório para identificar as características genéticas). Este resultado é encaminhado à central de transplantes,, onde vai sendo testado com todas as pessoas que estão necessitando de um transplante de medula óssea.
Se for compatível, o procedimento de Medula Óssea é realizado sob anestesia geral e tem duração de aproximadamente 90 minutos. A doação consiste na retirada de um líquido do interior dos ossos da bacia (pelve) através de punções e, em apenas 15 dias, a medula do doador é recomposta.
Outras informações, podem ser obtidas no Hemopasso que fica localizado na Av. Sete de Setembro, 1055 - em frente ao Parque da Gare.