Homenagens marcam o dia Mundial do Doador de Sangue
A Administração Municipal e a Coordenação do Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), realizaram hoje, quarta-feira, 14, uma solenidade para homenagear os doadores de sangue, em comemoração a data lembrada em nível mundial. No evento estiveram presentes o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando, o coordenador do Hemopasso, Carlos Tassi, e o diretor técnico, médico Luiz Tadeu Barros Pereira, além dos servidores, doadores, autoridades, convidados e profissionais de imprensa.
Durante a solenidade foram entregues placas de agradecimento para os três doadores mais antigos do Hemopasso - Julho dos Santos Alves, Olavo Belcaminho e a senhora Amabile Castilhos -, que são colaboradores desde a sua inauguração.
Para o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando, o trabalho que vem sendo desenvolvido no Hemocentro é de grande destaque.
“O trabalho que vem sendo realizado por esta entidade, que já é considerada uma das melhores do Estado neste segmento, é muito importante. Sabemos da angústia do paciente, e até de nós mesmos, como médicos, quando se necessita de sangue. Graças ao empenho desses doadores e desta entidade, que está sempre buscando soluções para este problema, é que conseguimos salvar vidas”, ressalta Grando.
Hoje, o Hemopasso possui a média de 1,3 mil bolsas de sangue por mês, ultrapassando grandes centros, como Pelotas, Caxias do Sul, e até a Capital do Estado (Porto Alegre). Conforme o Coordenador do Hemocentro, Carlos Tassi, a média do doador de repetição aqui é a maior do Estado.
“Esta média na América Latina é de 36 por cento. Nós, no mês de maio deste ano, atingimos 58 por cento das doações. Os números mostram o bom trabalho da equipe e o relacionamento forte com os doadores antigos”, é o entendimento de Tassi.
O secretário Alberi Grando, e o ccordenador do Hemopasso, Carlos Tassi, recepcionaram convidados e doadores no evento.