Municipio promove semana de combate ao uso de drogas

Municipio promove semana de combate ao uso de drogas

A Administração Dipp/Corralo, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove de 15 a 21 de maio, a 1ª Semana de Combate ao Uso de Drogas no Município, com o tema: Resgatando a Vida. O objetivo da campanha é informar aos cidadãos como proceder no caso de dependência química, e divulgar o PROMAD (Programa Municipal Antidrogas), que pode ser encontrado nas 47 unidades de saúde. O programa possui profissionais treinados, grupos de reabilitação, e especialistas no assunto. A semana também contará com atividades nos cinco Centros de atendimento Integrado de Saúde (CAIS) e eventos paralelos.

Conforme o Secretário da Saúde, Alberi Nascimento Grando,o PROMAD é um dos programas mais importantes da rede municipal de saúde. “Consideramos o Programa Antidrogas do Município um dos ‘carros chefes’ oferecidos pela secretaria, porque ele tenta solucionar uma das questões fundamentais da saúde publica: o uso de drogas”, diz o secretário, acrescentando: “O uso e dependência às drogas lícitas e ilícitas, hoje, é uma realidade, principalmente na infância e na adolescência. É nossa obrigação somar todos os esforços possíveis, para resolver esta difícil questão, do consumo da droga, que promove a destruição das famílias”, completa.

Conheça o PROMAD

O objetivo do programa é estruturar o combate ao uso de drogas a nível municipal, desenvolvendo trabalhos de prevenção primária, secundária e terciária, formando técnicos em dependência química (técnicos em enfermagem, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde).

O PROMAD é coordenado pela rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, e conta com um ambulatório especializado no tratamento do dependente químico, que possui uma equipe multiprofissional composta por um médico psiquiatra, três psicólogos, um enfermeiro e um assistente social. Os procedimentos realizados pelos profissionais incluem a grupoterapia, para pacientes e familiares, atendimento individual, consulta psiquiátrica, visita domiciliar e busca ativa de pacientes, internação domiciliar, acompanhamento hospitalar em casos de internação, capacitação para empresas e comunidade escolar, bem como, apoio ás equipes do PSF (Programa Saúde da Família), demais ambulatórios e os CAIS, sempre que necessário ou solicitado.

Como proceder

O usuário de substâncias psicoativas, terá acesso ao Serviço de Saúde Mental, através do Ambulatório de Dependência Química ou o próprio setor, localizados no PAM . No ambulatório, o usuário será avaliado pela equipe de profissionais, podendo seguir com o tratamento a nível ambulatorial, juntamente com seus familiares ou em casos que necessitem de desintoxicação, esses serão encaminhados para o hospital onde receberão atendimento médico de Plantão e acolhimento a ser realizado pela equipe devidamente preparada. Caso o hospital não disponha de Leito imediato, o paciente deverá permanecer em observação por 24horas, com acompanhamento medicamentoso e apoio profissional das equipes do hospital e saúde mental. Ao ser internado, o paciente e seus familiares continuarão sendo assistidos pelas equipes citadas, com o objetivo de retorno ao serviço ambulatorial, vinculando assim, ao tratamento na rede.

O usuário também poderá procurar atendimento diretamente no hospital através do Pronto Socorro , onde o fluxo seguirá o mesmo processo citado acima. Porém, a equipe hospitalar deverá fazer contato imediato com a equipe matricial da rede de saúde mental, para a devida comunicação e vinculação do paciente ao posterior acompanhamento junto ao serviço ambulatorial.

Vale salientar que o encaminhamento do paciente poderá vir do Conselho Tutelar, Poder Judiciário, entidades da própria rede municipal de saúde , ou voluntário. É necessário que o paciente possa contar com o apoio de um familiar ou responsável durante todo o processo, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes. Informações técnicas poderão ser fornecidas no setor de Saúde Mental, que atende pelo telefone 33161213.

Durante a campanha todos os profissionais dos CAIS, percorrerão a comunidade divulgando e orientando a população. Mais informações sobre a semana, podem ser obtidas pelo telefone 33161021.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA:

CAMINHADA SOLIDÁRIA

15/05 - PETROPOLIS

O CAIS sai de dentro do posto e percorre a comunidade - manhã/tarde

16/05 - SÃO CRISTÓVÃO

O CAIS sai de dentro do posto e percorre a comunidade – manhã/tarde

17/05 - BOQUEIRÃO

O CAIS sai de dentro do posto e percorre a comunidade - manhã/tarde

18/05 - HÍPICA

O CAIS sai de dentro do posto e percorre a comunidade – manhã/tarde

19/05 - VILA LUIZA

O CAIS sai de dentro do posto e percorre a comunidade - manhã/tarde

EVENTOS SMS

18/05 - MANHÃ 9H - confraternização para os alunos do CAPS, apresentação do CRETAI - grupo de canto SERESTA

18/05 - TARDE 14H - Mateada na Praça Marechal Floriano, participação CAPS e Setor de Saúde Mental.

21/05 - TARDE 13H ATÉ 17H - Feira de encerramento com apresentações artísticas, corte de cabelo gratuito, atividades relacionadas a saúde, escolinha de trânsito e mateada, no Parque da Gare.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 15 de maio de 2006.