Projeto Sorria Passo Fundo atende 15 mil crianças

Projeto Sorria Passo Fundo atende 15 mil crianças

A Administração Dipp / Corralo, lançou no ano 2005 através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o “Projeto Sorria Passo Fundo”, que atingiu neste ano, a marca de 15mil atendimentos na rede municipal de ensino. O Projeto que é desenvolvido pelos cirurgiões dentistas Lilian Rigo, Leodinei Zodi, Zara D’agostini e Antonio Carlos Loss, tem o objetivo de estimular a autopercepção e melhorar a saúde em geral.

O serviço é promovido nas creches e escolas municipais, localizadas na área urbana e rural. O projeto realiza doação de escovas dentais, escovação supervisionada, utilização de flúor, palestras sobre higiene bucal, e atividades lúdicas. No ano de 2006 o “Sorria Passo Fundo”, implantou a apresentação teatral com fantoches, confeccionados especialmente para crianças das creches, que estudam da pré-escola até a terceira série. “O mais gratificante é verificar a carinha de felicidade quando damos um escova de dente para uma criança que não tem escova em casa, e que nem se quer, sabe escovar os dentes” comenta a dentista Zara D’agostini.

Para alunos com idade mais avançada, que freqüentam da quarta até a oitava série, são oferecidas palestras preventivas, visando o auto-exame (mucosa, lábios, dentes, gengivas e língua), com o objetivo de alertar para as doenças como câncer, periodontite, herpes e outras.

Na criação do projeto, foi realizado um levantamento que obteve o diagnóstico da situação da saúde bucal infanto-juvenil no município. Com base nessas informações, foi produzido o planejamento e a avaliação de novas ações odontológicas para suprir essas necessidades. Durante o estudo, foi descoberto que a ocorrência de cárie e fluorose no município estavam altas, fazendo com que Passo Fundo não alcançasse a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conforme a odontóloga, Lílian Rigo, o Projeto oferece informações educacionais e a sensibilização dos pais e professores. “O que mais me impressionou desde o início da implementação do projeto, foi à receptividade e a colaboração dos diretores e professores das escolas, tornando o trabalho mais eficiente e prático. Não faríamos nada sem esse apoio”, ressalta Lílian.

A pesquisa realizada pelo Projeto, habilitou sua participação na Iª Reunião Cientifica da Federação Latino Americana, vinculada a International Associaction for Dental Research, que ocorreu em Mar Del Plata na Argentina, e destaque no Fórum de Saúde Coletiva em Porto Alegre, intitulada “Prevalência de cárie e fluorose dentária em escolares de Passo Fundo, RS, Brasil”. Com essas participações, o projeto alcançou divulgação internacional, destacando-se como modelo.

Resultado dos dados de prevalência dos eventos verificados:

Segundo o dentista Leodinei Lodi, o Projeto foi desenvolvido com o intuito de realizar com os alunos da rede pública de ensino, um programa de saúde bucal ancorado no trabalho coletivo e na participação ativa dos diferentes sujeitos envolvidos, contando com as equipes escolares e de saúde. “O trabalho com os estudantes me alegra bastante, pois de uma forma descontraída e divertida, interagimos levando dicas e informações de saúde, diminuindo o medo das crianças com o dentista”, diz Lodi.

O trabalho curativo é realizado gratuitamente no centro de atendimento odontológico, localizado na SEMAS (antigo quartel), de segunda à sexta-feira no horário dás 8h até 11h30min da manhã e dás 13h30min até 17horas da tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316 1043.


Crianças aprendem brincando.


Teatro de fantoches fazem a alegria das crianças.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 17 de abril de 2006.