Município se habilita para sediar Centro de Saúde do Trabalhador

Município se habilita para sediar Centro de Saúde do Trabalhador

O município de Passo Fundo, através da Administração Municipal - Secretaria Municipal da Saúde (SMS) -, elaborou projeto que poderá habilitá-lo a instalação do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CRST). A manifestação do interesse do município se deu através de correspondência do prefeito Airton Dipp ao secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, em março deste ano, acompanhada do projeto elaborado pela SMS.

A Administração justifica a proposição, afirmando que o município de Passo Fundo, situado na região Norte do Estado, caracteriza-se por ser um centro regional de saúde, atendendo vários municípios da região e de outros Estados. Assim sendo, não poderia omitir-se em integrar a proposta da Secretaria Estadual de Saúde de implementação de ações de saúde do trabalhador, já que é de competência do Poder Público o papel fundamental de proteção ao meio ambiente e trabalho, e, conseqüentemente, dos trabalhadores, direta e indiretamente, atingidos pelos riscos oriundos da organização do trabalho. “Ainda, a implantação do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, advém da necessidade urgente de estruturar a atenção integral à saúde desta população, desenvolvendo ações de educação, vigilância, assistência e reabilitação, em cumprimento a Portaria 3.120, de 1º de julho de 1998”, destaca o projeto.

“A Administração Municipal está fazendo a sua parte. O terreno é a contrapartida do município, área que já havia sido desapropriada em outra administração, mas o projeto não havia sido elaborado, o que aconteceu agora, num esforço concentrado dos nossos técnicos. Entendemos que o Centro é providência importante em nível de município, de região e até de Estado. Por isto, o empenho da Administração, através do prefeito Dipp, para que o Centro seja instalado aqui, e o mais breve possível”, entende o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando, que, questionado sobre o andamento do processo, avisa que o projeto já foi protocolado no Estado.

Além de dar atenção para setor importante da coletividade, como os cuidados com a saúde do trabalhador, a instalação do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador vai gerar emprego, uma vez que, segundo os cálculos da SMS, a estrutura operacional exigirá o empenho de cerca de 30 profissionais, a serem contratados via concurso, de níveis médio e superior, onde se incluirão desde médicos do Trabalho, enfermeiros e psicólogos, até técnicos em Segurança do Trabalho, auxiliares administrativos e técnicos em Informática. O custo, a ser investido em construção do prédio e em equipamentos e materiais permanentes, atinge a cifra de R$ 579 mil.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 12 de abril de 2006.