Município registra queda na procura por consultas e exames

Município registra queda na procura por consultas e exames

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou uma queda significativa na procura por exames e consultas, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. A comparação foi feita com os meses de novembro e dezembro de 2005. O conhecido período como os “meses de férias”, teve uma diminuição considerável na busca pela prestação destes serviços de saúde. Nos meses de novembro e dezembro do ano passado a média ficou em 1,5 mil consultas e 54 mil exames, e, posteriormente, em janeiro e fevereiro não passaram de 1,5 mil consultas e 31 mil exames.

Segundo a responsável pelo setor da Secretaria Municipal da Saúde, Sonia Buniva, a menor procura nesse período se dá pelo clima e pelas férias, que atingem médicos e usuários. Hoje, circulam cerca de 700 pessoas, diariamente, pelo setor à procura dos procedimentos.

“Com a descentralização da Saúde, promovida pela Administração Dipp/Corralo, e pelo secretário municipal da Saúde, Alberi Grando, que levou a autorização de exames para os CAIS, houve uma diminuição de 30 por cento na procura pelas autorizações. Mas a expectativa é que esse número cresça ainda mais”, relata a responsável.

O setor é dividido em três partes: consultas, exames laboratoriais e exames de alta complexidade. Os exames laboratoriais mais procurados são o hemograma, glicose e colesterol, ao mesmo tempo em que a alta complexidade aponta a tomografia e a ressonância magnética, como destaque.

“Os exames de alta complexidade só podem ser solicitados por médicos especialistas, que atuam na rede municipal”, lembra Sonia.

As consultas são oferecidas para 12 especialidades e os exames são realizados em nove locais, divididos em laboratórios e hospitais. O setor de Autorização de Exames fica localizado na entrada da SMS, e por esse motivo, também, é visto como centro de informações. A Secretaria Municipal da Saúde tem sede na avenida 7 de setembro, em frente a Praça da Gare, e obedece o horário de atendimento das 8 ás 11h e 30min., e das 13h e 30min., ás 17 horas. O telefone para informações é o (54) 3316-1000.


A procura por setor específico da saúde está diminuindo.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de março de 2006.