Passo Fundo pode ter os serviços do SAMU

Passo Fundo pode ter os serviços do SAMU

Em sua estada em Brasília, nesta semana, como participante do 1º Seminário sobre Participação do Gestor Municipal na Formação dos Profissionais da Saúde, o secretário municipal de Saúde de Passo Fundo, Alberi Grando, com o auxílio e participação do deputado federal Beto Albuquerque, fez importantes contatos no Ministério da Saúde.

O contato considerado mais importante pelo secretário, foi com a Secretaria de Atenção à Saúde, no Departamento de Atenção Especializada, com a coordenadora geral de Urgência e Emergência, Irani Ribeiro de Moura, oportunidade em que foi tratada a possibilidade de Passo Fundo contar com o Serviço de Assistência Médica de Urgência (SAMU). De acordo com a população de Passo Fundo, o município pode receber uma estrutura de duas ambulâncias básicas, para a remoção de pacientes, uma UTI Móvel, totalmente equipada para todo o tipo de atendimento de urgência, além de local apropriado (sede), profissionais especializado para o atendimento do serviço e aquisição de equipamentos. Para que haja o convênio, é necessário que o Governo do Estado participe com 25% de toda a despesa gerada pelo serviço.

O secretário Alberi Grando informou, que repassará as informações necessárias ao prefeito Airton Dipp, para sua análise, a exemplo do que fará em relação ao Conselho Municipal de Saúde, e, “se for viável, se buscará a instalação do serviço”, define Grando.

“O que me fez procurar o serviço? Passo Fundo não está organizada em termos de assistência pré-hospitalar. Nós temos hoje aqui as nossas ambulâncias fazendo este tipo de trabalho, temos também o Corpo de Bombeiros, a Samur e a Unimed, porém, não existe uma normatização, e nós, os gestores públicos, por lei, temos que normatizar o serviço. E se o SAMU vier para Passo Fundo, não vai atrapalhar em nada, porque, uma vez normatizado o serviço, cada um terá o seu papel bem definido”, explica Grando

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 10 de fevereiro de 2006.