Administração Municipal terá mais R$ 1,8 milhão para investir na saúde

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), numa parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) – Faculdade de Medicina -, apresentou o projeto “Pró-Saúde”, no Ministério da Saúde, em três áreas respectivas – Odontologia, Enfermagem, Medicina -. Este último foi aprovado pelo MS, o que representa, após a assinatura de convênio entre as partes, que o governo Federal destinará R$ 1,8 milhão a serem investidos na área de saúde no município. O resultado foi comunicado ao secretário municipal da Saúde, Alberi Grando, quando de sua estada na Capital Federal, no 1º Seminário sobre Participação do Gestor Municipal na Formação dos Profissionais da Saúde, uma promoção do Ministério da Educação e Cultura (MEC), juntamente com o Ministério da Saúde, que iniciou na segunda-feira, 06. O evento contou, ainda, com a presença do ministro da Saúde, José Felipe Saraiva, de outras várias autoridades da área, como membros integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), e da Organização Panamericana de Saúde. “Eu acredito que a liberação destes recursos será rápida, até porque, são recursos do exterior, e se não forem repassados aos municípios em tempo hábil, eles terão que ser devolvidos. A proposta, apresentada em Brasília, é que no final de março, como prazo máximo, se assine este convênio e os recursos sejam repassados aos municípios”, avisa Grando, que indica que os recursos serão destinados à melhoria dos ambulatórios da rede municipal de saúde. O objetivo principal das ações debatidas no Seminário, que promoveu palestras e oficinas entre os participantes – reitores de Universidades, diretores de Faculdades de Medicina, secretários municipais de Saúde e alunos -, é integrar, ainda mais, os alunos das faculdades de medicina do país com as comunidades, “tirar o profissional do consultório médico, das salas de aula, e levá-lo, também, aos ambulatórios, aos postos de saúde, lhe oportunizando um contato mais direto com a população e suas dificuldades”, definiu o secretário da Saúde de Passo Fundo. “Em Passo Fundo isto já é realidade, porque já temos alunos da Faculdade de Medicina trabalhando nos nossos postos. Isto, desde o início da Administração, por orientação do prefeito Dipp, que quer uma integração com todas as entidades de Passo Fundo, principalmente com a Universidade, e a formação de profissionais; é uma imposição do prefeito com relação aos seus secretários, para que façam este tipo de integração, nós iniciamos este processo no início do ano passado. Aliás, este foi um dos motivos pelos quais o nosso projeto foi muito bem aceito em Brasília”, ressalta o titular da pasta da Saúde. Os próximos passos, segundo o secretário Grando, em torno do “Pró-Saúde”, será fazer um reestudo do projeto, para a solicitação de mais recursos, que o secretário sabe existir no Ministério da Saúde, informação que lhe foi repassada em sua estada em Brasília. “Faremos, ainda, um relatório ao prefeito, do que aconteceu no Seminário, e faremos uma explanação de todas as atividades e providências em torno da questão, ao Conselho Municipal de Saúde, que tem que tomar conhecimento, e, inclusive, aprovar todos os trâmites, tendo como ponto culminante a assinatura do convênio para a liberação dos recursos”, conclui Grando.

Atualizado em 10 de fevereiro de 2006.