PSF da Hípica realiza Feira de Saúde no sábado

PSF da Hípica realiza Feira de Saúde no sábado

O grupo que desenvolve o Programa de Saúde da Família (PSF), da vila Hípica, em Passo Fundo, estará realizando a IIª Feira de Saúde, no sábado, 24, a partir das 13 horas, encerrando as atividades às 17 horas do mesmo dia. Os organizadores fazem questão de ressaltar, que a Feira acontece com qualquer tempo, uma vez que será realizada nas dependências da Escola Municipal Daniel Dipp.

“O objetivo principal é nos colocarmos à disposição da comunidade para desenvolver um trabalho de prevenção e informações referentes à saúde básica da população, buscando, assim, a integração entre a equipe do PSF e a população passo-fundense”, define a enfermeira coordenadora do PSF da Hípica, Sandra Maria Giareta. Entre os principais objetivos do evento, são citados pelos organizadores: prestar esclarecimentos à comunidade sobre o que é PSF e promover a integração PSF-comunidade-escola. A questão, é que a Escola Municipal Daniel Dipp está comemorando 13 anos de atividades em 2005. Em função da data, nasceu a idéia do grupo, juntamente com a diretora do educandário, Sonia Grando, de realizar, juntamente com a festa, a Feira de Saúde.

A Escola Daniel Dipp atende cerca de 750 alunos da rede municipal, os quais também recebem a atenção do PSF da Hípica, através de atendimento individual, palestras e orientações das mais variadas.

Naquela oportunidade, a doutora Ana Roberta Ceratti, juntamente com alunos do Curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), irá orientar sobre tabagismo e alcoolismo (drogas lícitas e muito usadas em meio a sociedade), com material ilustrativo, como pulmões e fígados, da anatomia da UPF. Já a equipe de enfermagem realizará verificação de pressão arterial e orientações quanto a Hipertensão, considerado um dos grandes males que atinge as pessoas na atualidade, além de verificação da acuidade dos olhos; escovação e saúde bucal; orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids); Dengue, cuidados com o corpo, como o corte de cabelos e manicure, entre vários outros.

Capoeira, a presença do efetivo do Corpo de Bombeiros (CB), com orientações sobre incêndio, e a Escola de Trânsito, para as crianças de 05 a 09 anos, são algumas das várias atividades a serem desenvolvidas na Hípica naquele dia.

O PSF da Hípica abrange atendimento em uma área que abriga mais de 4 mil pessoas, residente nos bairros Valinhos e Leão XIII, e conta com o profissionalismo da sua enfermeira chefe, Sandra Maria Giaretta, da médica da Família, Ana Roberta Ceratti, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 22 de setembro de 2005.