Campanha de vacinação poliomielite: 2ª Etapa acontece no próximo sábado
Aproximadamente 175 milhões de crianças serão vacinadas, entre agosto e dezembro deste ano, em sete países onde ainda se encontra ativo o vírus da poliomielite, uma enfermidade conhecida há cerca de três mil anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizará uma campanha maciça na Índia, Paquistão, Afeganistão, Nigéria, Egito, Níger e Somália, para atingir a meta de forjar um mundo sem pólio. Trata-se do menor número de países com poliomielite endêmica jamais registrado. Há 25 anos, a doença atingia as populações de 25 países.
Em 20 de agosto próximo, ocorrerá no Brasil mais um Dia Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Planeja-se vacinar mais de 17 milhões de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos incompletos com a vacina oral Sabin. Garantir a erradicação da poliomielite no Brasil: este é o objetivo do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de Saúde, nesta segunda etapa de Campanha. Agora o slogan é: ";Vamos reforçar a vitória Brasil";, numa referência a primeira etapa da campanha, realizada em junho, quando foram vacinadas mais de 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o país, numa cobertura de 94,6%.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença grave, causada por vírus que entra na pessoa sadia pela boca e percorre o corpo através do sistema sanguíneo. Quando ele invade o sistema nervoso central pode causar a paralisia (poliomielite paralítica), afetando principalmente braços e pernas. Não existe tratamento ou medicamento específico para a poliomielite. A vacinação é a única medida eficaz contra a esta doença. Por isso a necessidade da criança receber, anualmente, todas as doses da gotinha até que complete os cinco anos de idade.
As campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite completam 25 anos de sucesso com controle dessa enfermidade no território brasileiro. O último caso no país ocorreu em 1989 e no Rio Grande do Sul em 1983.
O município de Passo Fundo estará disponibilizando 100 locais entre ambulatórios, CAIS, Centro de Saúde, Equipes de PSF, escolas, supermercados, postos de combustíveis, lojas, shoppings e interior, para vacinação contra a paralisia infantil, no sábado, das 8 às 17 horas para todas as crianças menores de 5 anos. Uma unidade móvel, acompanhada do caminhão do corpo de bombeiros, com a equipe do “Zé Gotinha” e carro de som, percorrerá os bairros fazendo chamamento das crianças. A meta estabelecida para essa segunda etapa é 15.030 crianças.
“Nas últimas etapas das campanhas, o município não está mantendo uma cobertura vacinal esperada pelo Ministério da Saúde de 95% de crianças. Isso deve ser motivo de preocupação dos pais, profissionais de saúde, educadores e comunidade em geral. Desde que só uma criança continue infectada com o vírus da pólio, as crianças de todos os países correm o risco de contrair a doença. Em Janeiro de 2003, uma criança no Líbano, ficou paralisada devido á pólio. Este foi o primeiro caso do gênero registrado naquele país em quase dez anos. A seqüência genética confirmou que este caso específico foi resultado da importação do vírus da pólio da Índia. O vírus da pólio pode ser facilmente importado para um país sem pólio, e pode alastrar-se rapidamente entre populações não imunizadas. O fluxo intenso e rápido de viajantes pelo mundo pode facilmente propagar o poliovírus”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica – Setor de Imunizações -, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), enfermeira Mara Dill Migott.
As crianças que recebem a vacina oral contra a pólio, excretam o vírus vivo pela boca, garganta e intestinos ao longo de várias semanas depois de terem sido imunizadas.
Para que se possa eliminar de vez essa doença no mundo, é importante que as crianças sejam vacinadas conforme o calendário vacinal de rotina: com 2 – 4 – 6 meses, e reforço aos 15 meses, e em todas as campanhas vacinais até os 5 anos incompletos. Mesmo que o esquema vacinal da rotina esteja completo, os pais devem levar seus filhos para vacinar!
Passo Fundo
Durante o sábado, 20 de agosto deste ano, das 08 às 17 horas, será realizada a vacinação em mais de 100 locais, estrategicamente distribuídos, nos bairros e interior do município.
Para animar as atividades, haverá a equipe volante, com a vacinadora Mercedes, percorrendo a cidade com o caminhão de Bombeiros, trazendo personagens da Equipe do “Zé Gotinha”:
· Zé Gotinha
· Palhaço Pimpolho
· Emilia do Sitio do Pica-pau Amarelo
· Lala dos Teletubies
· Pica-pau
· Minnie
· Pinochio
· Mulher Maravilha
· Super Herói Batman
A abertura da Campanha Nacional de Vacinação acontece em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), às 09 horas. Entre outras autoridades, o prefeito Airton Dipp, e o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando, são convidados pelos coordenadores a se fazer presentes.
Haverá apresentações da “Dançar Academia”, Grupo de danças do Sesi, coordenado pela professora Zilka Cristina Pelc, logo após a abertura, e às 15 horas apresentação do Grupo Tipobá, da Escola Musical Carlitos, composto por crianças e adolescentes, que apresentam um repertório variado de músicas.
A “Turma da Alegria”, também estará divertindo as crianças que forem se vacinar na Secretaria Municipal de Saúde, com distribuição de balões e balas.
Em seguida a abertura, o caminhão dos Bombeiros seguirá em direção aos bairros da cidade com difícil acesso, para vacinar crianças com poucas condições de deslocamento aos postos de vacinação.