Administração descentraliza autorização de exames laboratoriais

Administração descentraliza autorização de exames laboratoriais

A Administração Municipal inicia as comemorações alusivas aos 148 anos de emancipação de Passo Fundo tomando mais uma providência, na área da saúde, visando beneficiar a população. A partir desta segunda-feira, 01, a autorização de exames ambulatoriais, que até então era providência tomada somente na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está descentralizada.

Seguindo o mesmo caminho da distribuição de medicamentos, que outrora só ocorria no Pronto Atendimento Médico (PAM), agora as autorizações também podem ser feitas pelos cinco Centros de Atendimento Integrado de Saúde (CAIS).

“Agora é o próprio CAIS que autoriza, e diz em qual ambulatório a pessoa deverá se encaminhar para fazer o seu exame. A providência faz parte da filosofia da atual Administração Municipal, no que diz respeito a facilitar a vida da população, e de ouvir suas reivindicações. A partir daí, tomar medidas para que o cidadão tenha um atendimento cada vez melhor na área da saúde”, explica o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando.

A SMS, até então, neste ano de 2005, autorizava cerca de 30 mil exames ambulatoriais por mês. Como a autorização só acontecia no prédio da Secretaria, na área da antiga Gare da Viação Férrea, muitas pessoas tinham que se deslocar dos mais diferentes pontos do Município para buscar o benefício. Isto não é mais necessário, o que deverá desafogar ainda mais o movimento na Secretaria, que há alguns meses, com a entrega de senhas para as autorizações, já havia terminado com as filas que se formavam, em alguns períodos, desde a tarde anterior ao dia das pessoas serem atendidas.

“Além de desafogar o trabalho interno da Secretaria, a providência vai facilitar muito para as pessoas, até porque, além de não ser mais necessários grandes deslocamentos, para a autorização, é mais um motivo para que as pessoas economizem, com passagem urbana, por exemplo, e para que tenham um atendimento mais rápido e ágil quando o assunto é saúde”, define Grando.

Pelos levantamentos da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, feito ontem em alguns CAIS, o trabalho não está gerando nenhum atropelo, e as pessoas estão sendo atendidas normalmente.


População pode buscar autorização de exames também nos cinco CAIS.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 2 de agosto de 2005.