Administração quer resgatar história de hospital
A Administração Municipal de Passo Fundo, através da direção do Hospital Beneficente Dr. César Santos, quer resgatar a história da Casa de Saúde, inaugurada em 1952, quando da administração de Daniel Dipp.
“Já estamos trabalhando para recolher tudo o que for possível em relação ao hospital. Temos certeza de que há muita coisa fora daqui, em poder de pessoas que fizeram parte desta história, ou mesmo em poder de seus familiares. Tudo o que houver, e que possa contar um pouco desta caminhada da instituição, será bem vindo”, afirma a responsável pelo trabalho, Lorinha Garcez.
Segundo o diretor administrativo da Casa, Carlos Alberto Semes Torres, o material recolhido – que pode ser através de doações -, como documentos antigos, plantas, fotos e mesmo objetos ou móveis servirão para a criação do Acervo do Hospital Beneficente Dr.César Santos.
“Não podemos estipular uma data exata para colocar este acervo à disposição da população. Porém, já estamos trabalhando para que se concretize isto o mais rápido possível”, enfatiza Torres, preferindo não apostar que setembro deste ano, mês em que o hospital comemora 53 anos, pode ser esta data.
“Acreditamos que profissionais que já trabalharam no hospital, como enfermeiros e enfermeiras, médicos, funcionários, e até pessoas que aqui se dedicaram de forma voluntária, ou seus familiares podem ter documentos e tudo o que precisamos, de mais antigo, para contar a história do hospital. Também acreditamos que no grupo se incluem pessoas da comunidade, até mesmo que somente foram atendidas aqui, e que podem colaborar conosco”, aposta a coordenadora Lorinha Garcez.
Os interessados em participar com doações deste importante projeto, que resgatará a história do Hospital Beneficente Dr. César Santos, pode fazer contato com a Casa de Saúde, através do telefone (54) 311 6000, com Lorinha Garcez ou Gabrieli Vargas.
O hospital beneficente completará 53 anos em setembro.