Tudo pronto para a 5ª Conferência de Saúde
Mais de 500 inscritos. Este número fez com que a coordenação da 5ª Conferência Municipal de Saúde mudasse o local da sua realização. Até a tarde de quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já havia computado mais de 300 inscritos. Na quinta-feira, um dia antes do início da Conferência, a coordenação já tinha recebido 500 fichas de inscrição para o evento, que terá sua abertura na sexta-feira, dia 17, a partir das 19 horas, com trabalhos até às 22 horas e se estenderá por todo o dia de sábado (18), iniciando os trabalhos às 09 horas e concluindo-os às 17h30min. “Assim, para que todos possam participar, faremos a Conferência no Ginásio da Escola Menino Jesus, que tem capacidade maior para receber a coordenação, os participantes, as autoridades, a imprensa e os delegados”, pondera o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando.
Antes estava marcada para o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), agora bastará que os participantes atravessem a rua Senador Pinheiro, uma vez que a Conferência foi transferida para o Ginásio da Escola Menino Jesus, no mesmo bairro Santa Terezinha, que se localiza em frente ao IFIBE. Está confirmada a presença de autoridades ligadas à Saúde, que deverão debater com os delegados e com a comunidade sobre os mais variados temas, dentro daqueles indicados pelo evento: Atenção Básica; Controle Social; Financiamento e Recursos Humanos.
São palestrantes Adroaldo Leão Souto, que falará sobre financiamentos recebidos da União, Estado e Município, e sobre o Fundo de Saúde; o doutor Gilberto Barichello, que é diretor administrativo/financeiro do Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre, que abordará sobre recursos humanos e fará um resumo dos possíveis Programas que podem ser feitos convênios com o Município de Passo Fundo; Valdevir Both, coordenador dos Direitos Humanos em Passo Fundo e membro do Centro de Educação Assessoramento Popular (CEAP), que vai discorrer sobre o Controle Social na Saúde, e Bernadete Maria Dalmolin, que é coordenadora do Núcleo Regional Educação/Saúde Coletiva (NURESC) e abordará sobre Atenção Básica.
População terá ônibus gratuito
A Coordenação da 5ª Conferência Municipal de Saúde se preocupou com os mínimos detalhes do evento. Prova está, que as pessoas que quiserem participar, mas não têm condições de se deslocar de seu bairro ou vila até o local evento, terão transporte gratuito, feito pela Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas). O roteiro e horários dos ônibus são os seguintes:
ONIBUS 01:
SAÍDA - ZACHIA: IGREJA CATÓLICA
VERA CRUZ: CTG MOACIR DA MOTTA FORTES
ÚLTIMA PARADA- VICTOR ISSLER: FRENTE AO AMBULATORIO
ONIBUS 02
SAÍDA - SCHISLER: ESCOLA DIOGENES PINTO
PARQUE RECREIO: PARADA DE ÔNIBUS
JABOTICABAL: ESCOLA FREDOLINO CHIMANGO
JERONIMO COELHO: PARQUE DOS VIAJANTES - ESCOLA PADRE ANCHIETA RS 153 CEMITÉRIO DOS RIBEIRO
ULTIMA PARADA- BOQUEIRÃO: IGREJA SÃO VICENTE DE PAULO
ONIBUS 03
SAÍDA- SANTA MARTA: ESCOLA MARIA DOLORES
ULTIMA PARADA- VILA LUIZA: CAIS
ONIBUS 04
SAÍDA - SÃO JOSÉ: IGREJA SÃO JOSÉ
SÃO LUIZ GONZAGA: IGREJA CATOLICA
ULTIMA PARADA- SANTA MARIA: IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
O transporte será feito em duas vezes - para início e fim dos trabalhos - na sexta-feira e no sábado, obedecendo o horário de realização da Conferência.