Poliomelite: mais de 80% das crianças passo-fundenses foram vacinadas
A primeira etapa da vacina contra a Poliomelite – Paralisia Infantil -, que aconteceu no sábado (11), das 08 às 17 horas em todo o país, e que pretendia imunizar 17,3 milhões de crianças, atingiu seus objetivos, parcialmente, em Passo Fundo, onde a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do setor de Vigilância Epidemiológica, registrou que 13.069 crianças receberam as gotinhas.
A SMS pretendia imunizar 95 % da população de crianças, de um total de 15.030 do município, com idade de zero a cinco anos. Destas, compareceram, aos mais de 94 pontos de vacinação espalhados pela cidade, 2.531 na faixa de um ano; 10.101 na faixa de um a quatro anos, que se somaram a outras 437 em idade considerada “fora de faixa” – com mais de cinco anos -. Os números apontam que 84,5% das crianças do Município foram imunizadas nesta primeira etapa.
“Pelo que acompanhamos, o interesse dos pais em levar seus filhos para vacinar, foi grande. Apesar de não termos atingido 100% de nossa meta, que era de vacinar 95% das crianças do município, chegamos muito próximo. Mas esperamos que até o fim de semana este número se transforme em realidade”, diz o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando, que acompanhou de perto a vacinação no sábado, visitando vários pontos instalados na área central e na periferia de Passo Fundo.
Em nível de Estado, a intenção era imunizar 800 mil crianças de zero a cinco anos em 5 mil pontos. No país, as campanhas acontecem há 25 anos, sempre em duas etapas a cada ano. No dia 20 de agosto deste ano acontecerá a segunda etapa. Para a primeira etapa da campanha, ocorrida no sábado, foram compradas, pelo Ministério da Saúde, 27,9 milhões de doses da vacina oral Sabin.
Balanço ainda parcial do MS aponta que a Campanha Nacional de Vacinação, com o tema: “Vence mais uma, Brasil”, imunizou 9.571.301 menores de cinco anos, o que corresponde a 54,55% de cobertura total do país.
Prorrogada
Mesmo tendo registrado números considerados ótimos, na vacinação de sábado, o MS resolveu prorrogar a campanha, a exemplo do que acontece em Passo Fundo, até a próxima sexta-feira (17).
“As crianças, com idade de até cinco anos, poderão ser vacinadas, contra a Paralisia Infantil, até a próxima sexta-feira. Porém, os pais devem ficar atentos, porque a vacinação, em Passo Fundo, se dará somente nos Cais, nos Ambulatórios, através das equipes de PSF – Programa de Saúde Familiar -, e no Centro de Saúde. Não haverá vacinação em postos volantes e no interior do Município”, avisa a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Mara Dill Migott.
Prefeito Dipp participou da Campanha, incentivando a participação de pais e filhos.
Secretário Alberi Grando também participou da abertura da Campanha da Vacinação, que aconteceu na Gare.
Secretaria Municipal da Saúde ofereceu várias atrações infantis para pais e filhos.
Muitos colaboraram, como o Lions, para que a Campanha fosse sucesso.
Secretário Alberi Grando acompanhou a Campanha em postos centrais e na periferia do Município.