Município participa do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Município participa do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai desenvolver, em duas datas deste mês de maio, atividades especiais em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. No dia 18 de maio deste ano, serão desenvolvidas atividades no Teatro Municipal Múcio de Castro e no Ginásio Municipal Maggi De Césaro, e no dia 20 do mesmo mês, Jornada de Saúde Mental na Faculdade de Direito - Campus I -, da Universidade de Passo Fundo (UPF), com o apoio da Instituição de Ensino de 3º Grau e da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS).

Em 1992, foi promulgada a Lei Nº 9.716, de 07 de agosto, que dispõe sobre a Reforma Psiquiátrica no Rio Grande do Sul (pioneiro no Brasil), e preconiza a substituição progressiva dos leitos nos Hospitais Psiquiátricos por uma rede de atenção integral em saúde mental e determina regras de proteção aos que padecem de sofrimento psíquico.

O Município de Passo Fundo, preocupado em cumprir o disposto na lei, procurou aperfeiçoar os serviços já existentes na rede municipal, direcionando sua atenção às pessoas que sofrem de enfermidades psíquicas graves.

“De acordo com a Lei, o Ministério da Saúde criou um incentivo para a implantação de Centros de Atenção Psicossocial – CAPS -, que constituem-se de ambulatórios que desenvolvem serviços que buscam desenvolver novas modalidades de cuidado integral a saúde mental, baseados em liberdade, acolhimento, cidadania e territorialidade. A especificidade dos conhecimentos e das práticas profissionais dá lugar a elaboração de propostas construídas no cotidiano dos serviços entre profissionais e usuários, familiares e comunidade”, destaca a coordenadora do CAPS em Passo Fundo, a terapeuta ocupacional Carolina Santos da Silva.

O CAPS integra a rede municipal de saúde mental de Passo Fundo. Este ambulatório conta com uma estrutura adequada e com equipe multiprofissional capacitada para dar suporte aos usuários (pacientes com sofrimento psíquico grave), e seus familiares, de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. Lá, com funcionamento de segundas às sextas-feiras, das 08 às 17 horas, os usuários recebem refeições diárias, participam de oficinas terapêuticas e recebem acompanhamento psicossocial individual e em grupo, bem como apoio em nível familiar.

“Além do CAPS, a rede municipal de saúde mental conta com profissionais capacitados para atendimento da população em geral nos Centros de Atendimento Integrado de Saúde (CAIS) das vilas Luíza, São Cristóvão, Hípica, Cohab I e Petrópolis, e no Posto de Atendimento Médico (PAM), com consultas Psiquiátricas, atendimento Psicológico para indivíduos, grupos, casais e famílias, bem como ambulatório especializado em tratamento de dependência química e controle do tabagismo, sendo que também é oferecido apoio psicológico no ambulatório DST/AIDS”, enumera a coordenadora do Setor de Saúde Mental da SMS., Rita Teresinha Moccellin Annes.

A Comissão Organizadora das atividades do Dia Nacional de Luta Antimanicomial – Por Uma Sociedade sem Manicômios -, está composta pelo secretário municipal da Saúde, Alberi Grando; pela coordenadora do Setor de Saúde Mental da SMS., Rita Teresinha Moccellin Annes; pela coordenadora do CAPS, Carolina Silva; pela diretora de Divisão de Ações em Saúde, Justina Santin e pela psicóloga do CAPS, Márcia Goidanich.

No Teatro Municipal Múcio de Castro, no dia 18 de maio, das 08h e 30min., às 11h e 30min., acontece as apresentações artísticas dos usuários da Saúde Mental do Município – poesias, danças, e histórias -. E a partir das 14 horas do mesmo dia, no Ginásio Maggi De Césaro, acontece a Gincana Interna do CAPS, com pacientes e familiares.

Programação da Jornada de Saúde Mental

20 de maio de 2005 – Sexta-feira

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Local: Auditório da Faculdade de Direito – Campus I – UPF

Apoio: UPF – 6ª CRS

08h30min – Mesa de Abertura:

Dr. Alberi Grando – Secretário Municipal de Saúde de Passo Fundo

  • Adroaldo leão Souto – Delegado da 6ª CRS

  • Representante da Reitoria da UPF

  • 09h às 11h 30min – Mesa Redonda: Abordagens em Saúde Mental.

    Carolina Silva – Terapeuta Ocupacional CAPS – (Coordenação da Mesa)

  • Dra. Bernadete Dalmolin – enfermeira

  • Dra. Dirce Tatsch – Psicóloga

  • Dr. Edson Cechin – Médico Psiquiatra

  • 13h 30min às 15h 15min. – Mesa Redonda: Experiências de Municípios da Região.

    Miriam Mattos – Psicóloga da 6ª CRS (Coordenação de Mesa)

  • Lisiane Daris Munaretto – Psicóloga do CAPS de Erechim

  • Simone Gazolla – Psicóloga do Serviço de Saúde Mental de Lagoa Vermelha.

  • Diva E. de S. Migliorini – Psicóloga Coordenadora da Saúde Mental de Marau.

  • Carolina Lucca – Psicóloga CAPS de Carazinho.

  • 15h 30min às 17h – Mesa Redonda: Rede de Saúde Mental do Município de Passo Fundo

    Rita Annes – Psicóloga Coordenadora da Saúde Mental do Município de Passo Fundo (Coordenação da Mesa)

  • Luciane Lima e Cecília Caron – Psicólogas da Rede Básica em Saúde Mental.

  • Marlei Tormes Gomes – Enfermeira – Ambulatório de DST/AIDS

  • Caroline Gosch Saldanha – Enfermeira – Ambulatório de Dependência Química.

  • Márcia Goidanich – Psicóloga – CAPS


  • Comissão Organizadora realizou várias reuniões na preparação de dois eventos.


    No CAPS de Passo Fundo, os usuários realizam inúmeras atividades, como a confecção de artesanato, danças e poesias.

  • Publicado em: Sem categoria

    Atualizado em 10 de maio de 2005.