Passo-fundense tem atendimento gratuito para a prevenção de câncer

Passo-fundense tem atendimento gratuito para a prevenção de câncer

“Tratar a saúde é mais fácil do que tratar a doença”. Com esta filosofia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) coloca à disposição da população de Passo Fundo o Projeto de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer de Boca, na Rede Municipal de Saúde. O responsável e autor do projeto é cirurgião dentista da rede pública do município, Sr. Ferdinando De Conto, que, entre outros, é membro do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo, no setor de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF).

“O objetivo do Projeto é a organização da rede municipal de saúde de Passo Fundo, visando a prevenção e o controle do câncer de boca em níveis de atendimento primário e secundário, segundo as normas do Instituto Nacional do Câncer”, disserta De Conto.

Hoje, o profissional atende a cerca de 60 pessoas por mês no Centro de Saúde, divididas em mulheres, crianças e homens na idade adulta. A maior incidência de problemas são apresentadas pelos homens, na faixa etária dos 60 aos 70 anos. Do total de 60 consultas, cerca de 50% são encaminhadas para a biópsia, realizada no Hospital Municipal.

“As pessoas que mais apresentam problemas são exatamente os homens com incidência abusiva do uso de álcool e de fumo”, enfatiza o cirurgião dentista. Uma das coordenadoras do setor de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Ângela Fragomeni, destaca que toda a estrutura necessária é dada aos profissionais da saúde, inclusive para o desenvolvimento deste projeto, o que faz com que o trabalho já comece a atingir os seus objetivos maiores.

Para prevenir a doença, segundo De Conto, é necessário o auto-exame de rotina, a preocupação com feridas que apareceram há mais de 10 a 15 dias e que não reagem à medicação, além dos cuidados especiais daquelas pessoas que tem prótese há mais de 10 ou 20 anos.

“O emagrecimento repentino e a dificuldade na mastigação, e para engolir os alimentos, são outros itens que devem chamar a atenção das pessoas na busca de uma consulta”, alerta o profissional.

Ferdinando De Conto atende de segunda à sexta-feira, a partir das 11h30min, no Centro de Saúde.

“Atendemos a uma média de cinco pessoas por dia, para que se possa dar uma atenção melhor e fazer um exame mais detalhado, a cada consulta”, diz De Conto, que não deixa de exaltar as condições de trabalho, a melhoria de estrutura, que recebeu para o desenvolvimento do projeto, da Administração Dipp/Corralo.


Cerca de 60 pessoas passam pelos exames de saúde bucal por mês.


A melhoria da estrutura no atendimento é ponto positivo para que uma maior parcela da comunidade seja atendida.


Doutores Ângela Fragomeni e Ferdinando De Conto são os responsáveis pelo Projeto da Secretaria Municipal da Saúde.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 22 de abril de 2005.