Município desenvolve ações para diminuir mortalidade infantil

A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está desenvolvendo várias ações, algumas delas em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, visando reduzir a mortalidade infantil no município, ocorrências que ainda registram números preocupantes, mas que podem, tranqüilamente, ser reduzidas, segundo o secretário municipal da Saúde, Alberi Grando.

Uma destas ações se desenvolveu ontem, terça-feira, 22, no auditório da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, oportunidade em que o coordenador do Programa Estadual da Saúde da Criança e do Adolescente, do Estado do Rio Grande do Sul, José Roberto Saraiva, proferiu palestra abordando exatamente assunto voltado à mortalidade infantil em Passo Fundo”.

O evento é um desdobramento da reunião que o secretário Grando participou, juntamente com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, em Porto Alegre em janeiro deste ano, oportunidade em que se estabeleceu uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e as Secretarias Municipais da Saúde dos 15 municípios mais populosos do Estado. Nesta oportunidade, ficou estabelecido um pacto entre os gestores municipais e o gestor estadual, com o objetivo de reduzir o número de óbitos infantis em 20% no ano de 2005.

“Passo Fundo, por ser uma das 15 cidades mais populosas, é um dos municípios que, para o Estado, representa prioridade entre as prioridades. Para se ter uma idéia, estes 15 municípios, num conjunto de 496, representam mais de mil óbitos, e o Estado todo, em 2004, teve 2.300 óbitos infantis. Então veja que em 15 municípios estão concentrados mais de 40% da mortalidade infantil do Rio Grande do Sul em função da população destas cidades”, enumerou Saraiva.

A Secretaria Municipal da Saúde teve o cuidado de convidar para o evento integrantes de setores importantes da comunidade, na sua maioria, os envolvidos ou responsáveis diretamente com a criança.

“Este é um evento super importante, para nós do município, porque nós criamos um pacto agora com o Estado. O Estado hoje é um parceiro. E dentro desta parceria, com o secretário Osmar Terra, nós pactuamos: nós vamos baixar, neste primeiro ano, 20% da mortalidade infantil. E isto não é difícil, basta que se tenha algumas ações, algumas estratégias, e vamos conseguir, com certeza. E uma destas ações é este encontro hoje”, afirmou o secretário Alberi Grando.

A Secretaria Estadual da Saúde tomou por estratégia, através do programa, repassar aos municípios considerados “problemáticos” em relação à mortalidade infantil experiências consideradas de sucesso, que estão sendo desenvolvidas, inclusive, em municípios do próprio Estado do Rio Grande do Sul. O início deste trabalho se deu em maio do ano passado, sendo que os registros de mortalidade no Estado em 2003 atingiam 15,94% e em 2004 este número caiu para 15,07%. Houve um avanço, e estes números representam que em cada mil nascimentos se conseguiu evitar um óbito.

“Nós vamos baixar das 60, 62 mortes que acontecem no ano, para 46, 47. Isto nós vamos conseguir, e isto representará baixar a mortalidade infantil em Passo Fundo. O município hoje é considerado um pólo regional de saúde, e apresentar uma mortalidade infantil quase 22 por mil, mostra que Passo Fundo está mal em saúde. E isto não nos interessa, o que nos interessa e o que reflete que um município está bem em saúde é a baixa moralidade infantil”, sintetiza Grando.

Saraiva (E), e Grando coordenaram o evento, que representa um pacto Município/Estado, para baixar a mortalidade infantil.

Integrantes de várias instituições e entidades, que trabalham com a criança, participaram, atentamente dos trabalhos com o responsável pelo Programa de Saúde da Criança do RS.

Atualizado em 22 de março de 2005.